Alunos da UTFPR participam da Copa Mundial de Robôs

O GPR-2D, time de futebol de robôs formado em parceria entre o Câmpus Curitiba da UTFPR e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vai participar da RoboCup Mexico 2012. A Copa, que acontece entre 18 e 24 de junho na Cidade do México, é um evento que visa promover a robótica e a inteligência artificial. Realizada pela Federação RoboCup e a Federação Mexicana de Robótica, a Copa de Robôs organiza competições, entre elas a de futebol de robôs, com equipes do mundo todo e é bastante significativa para a área tecnológica.

O time paranaense participa na categoria “Simulação 2D”, em que os robôs são apenas virtuais. Eles venceram essa categoria no Campeonato Brasileiro de Robótica, em 2011, e agora vão representar o Brasil no exterior. O evento brasileiro aconteceu em João Del Rei (MG) e a Universidade Tecnológica também participou da categoria F180 de robôs reais, de 18 cm de diâmetro.

Os alunos envolvidos são dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da UTFPR. Eles são: André Luiz Constantino Botta, Eldrey Seolin Galindo, Fabian Czajkowski, Bianca Alberton e Anderson Antunes, da UTFPR, e o ex-aluno da Unioeste, José Rodrigo Neri. O professor orientador do projeto, João Fabro, irá representar o time no evento no México, que também terá outras equipes brasileiras na mesma categoria.

Segundo ele, o projeto é importante para a internacionalização da UTFPR. “Com esse evento, podemos obter reconhecimento mundial como uma Universidade Tecnológica que produz conhecimento e tecnologia”, completa.

11 jun 2012, às 00h00.

No Ar

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando