Artesãs de Araucária fazem troféus para Federação Paranaense de Tênis

Nesta quarta-feira (07), as artesãs do Projeto Reciclando com Arte entregaram à Federação Paranaense de Tênis 300 troféus criados pela funcionária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e professora do Projeto, Fátima Goulart. As peças foram estilizadas com uma bolinha de tênis nas cores branca e amarela, e serão entregues nas próximas semanas em torneios e eventos de tênis em Curitiba.

Fátima Goulart contou que as artesãs levaram cerca de um mês para produzirem os 300 troféus personalizados. Ela falou que as alunas já passaram por uma primeira fase de produção mais simples e estão preparadas para produzirem peças mais elaboradas. “A Federação Paranaense de Tênis foi compreensiva em optar por esse modelo de troféu que é mais rápido de produzir. Eles estão ajudando essas artesãs a serem inseridas do mercado de trabalho”, comentou Fátima.

Helena Monteiro, vice-presidente da Associação Reciclar, contou que ficou muito feliz com o resultado do trabalho e que superou as expectativas. Helena explicou que, a partir de agora, ela e outras alunas do Reciclando com Arte não são mais separadoras de resíduos, e sim artesãs em período integral. A professora Fátima disse que esse é um trabalho que estimula a criatividade, desenvolvendo dons e talentos, ensinando arte e cultura, e não somente gerando renda.

O superintendente da Federação Paranaense de Tênis, Luiz Haas, falou que a proposta do vidro os interessou por ser um material diferente dos já usados em troféus. “Dentro dessa perspectiva de sustentabilidade acho que existem diversas formas de contribuir. A nossa foi essa, de oferecer esses troféus para os participantes de torneios de tênis utilizando o Projeto Reciclando com Arte”, concluiu Luiz.

Projeto Reciclando com Arte

O Projeto Reciclando com Arte iniciou em 2009 pela Prefeitura do Município de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em Turismo (SMCT) em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e de Assistência Social (SMAS).

A técnica transforma o vidro em produtos como: bijouterias, peças de decoração e materiais para a construção civil. O objetivo é a inclusão social de separadores de materiais recicláveis da Associação Reciclar de Araucária e geração de renda aliando a arte à reciclagem do vidro.

Informações

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Praça Dr. Vicente Machado, 258 – Centro
Contato: 3614-7630

9 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando