Até quem não gosta de dirigir vai amar o novo Volvo XC40
O novo modelo de luxo completa linha de utilitários esportivos da marca com moderna plataforma modular CMA
A Volvo Cars acaba de lançar no mercado internacional o XC40, veículo que marca a estreia da marca em um novo segmento de SUVs. Com ele, a fabricante sueca vai oferecer ao consumidor, pela primeira vez em sua história, três utilitários esportivos globais voltados ao setor de mercado que cresce mais rapidamente no mundo.
O XC40 é também o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars, a CMA (Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
A versatilidade dessa plataforma modular permite reunir em um só automóvel design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40 em uma condição de superioridade no segmento.
Prova disso diz respeito às medidas do novo utilitário esportivo, que se destacam de seus concorrentes diretos. Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.
Volto XC40 e a identidade visual da marca
O XC40 segue a expressão pura do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior combina um capô longo e largos para-lamas, que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo:
– Automatic Bending Lights (ABL): faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º;
– Active High Beam (AHB): os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido;
– Nivelamento automático: o facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo;
– Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático: desenhadas no formato “T” – Martelo de Thor – a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa automaticamente o farol baixo em caso de situações de baixa iluminação.
O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.
Na traseira, a lanterna característica se identifica com os outros SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.
O caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente do carro na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio.
Ocupação do espaço interior rompe com os padrões
O XC40 oferece uma abordagem radicalmente nova para utilização dos porta-objetos. O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento por indução), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.
Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.
O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, que podem ser inseridos no painel, para que fiquem disponíveis e fáceis de pegar. No console central, sob o apoio de braço, há uma grande área de armazenamento com espaço para uma caixa revestida de tecido. Há ainda uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro descartar facilmente o lixo.
No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro. O mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornece um assoalho plano para bagagens com o toque de um botão. Um espaço privado para armazenamento com trava também é fornecido sob o assoalho do porta-malas.
Um veículo conectado aos novos tempos