Centro Cultural Sistema Fiep abre a exposição “Barão de Mauá”

A vida e a trajetória do empresário e empreendedor brasileiro estão retratadas em objetos pessoais, fotografias, quadros e pinturas. A exposição tem realização e patrocínio do Sesi-PR.

O Centro Cultural Sistema Fiep abre quarta-feira (14) a exposição “Barão de Mauá”, sobre a vida e a trajetória do empresário e empreendedor Irineu Evangelista de Sousa, que ajudou a industrializar o Brasil e foi pioneiro em diversas áreas da economia. Objetos pessoais, fotografias raras do século XIX, gravuras, quadros e pinturas fazem parte do acervo da exposição, que tem realização e patrocínio do Sesi-PR e produção da Aori. A entrada é franca para o público.

Durante a temporada será exibido, às sextas-feiras, às 19 horas, o filme “Mauá – o Imperador e o Rei”, com Paulo Betti, na sala Multiartes, integrada ao Centro Cultural Sistema Fiep.

Já montada em diversas cidades brasileiras, a exposição é resultado de extensa pesquisa sobre a vida e a trajetória profissional Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá. Na exposição, a trajetória de vida está dividida em três partes. Na primeira, é apresentado o “Homem Comum”, desde suas origens, o ambiente da sede do Império, no Rio de Janeiro até o início da ascensão da vida em Mauá.

A parte dois trata do “Homem de Empresa”, retratando o industrial, o Barão da Ferrovia e o empreendedor, bem como a sua realização com a Coroa Portuguesa. A parte três, denominada “Enxergando mais longe”, apresenta o Barão como banqueiro, suas ideias de valorização do trabalho livre na época da escravidão, os tempos difíceis – crise nacional e a sua falência, seus últimos anos de vida e o Mauá lembrado pelos brasileiros na era moderna.

SERVIÇO:
Exposição “Barão de Mauá”
Data: de 14 de março a 13 de maio de 2012
Horários: De quarta a domingo, das 10h às 19h.
Local: Centro Cultural Sistema Fiep – Av. Cândido de Abreu, 200 Centro
Informações: 0800 6480088 e https://www.sesipr.org.br/sesicultural/centrocultural
Entrada franca.

Exibição do filme “O Barão de Mauá”
Sextas-feiras, às 19h
Local: Sala Multiartes  – anexa ao Centro Cultural Sistema Fiep

13 mar 2012, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Tarde

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Manuella Niclewicz e Bruno Previdi.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando