A comunidade budista de Curitiba promove neste fim de semana, dias 14 e 15 de abril, o Hana Matsuri (Festival das Flores e Natal Budista do Paraná). O evento será realizado das 11 às 21 horas, na Praça do Japão, quando o público poderá assistir a um ritual budista, degustar pratos da culinária japonesa e assistir a apresentações culturais.

O Hana Matsuri é uma celebração para relembrar o nascimento de Buda, Siddartha Gautama, que ocorreu em 08 de abril de 566 A.C., no Jardim de Lumbini, na região onde atualmente se localiza o Nepal.

O evento religioso inicia no sábado, às 14 horas, com um cortejo de monges, acólitos e crianças tipicamente vestidas (ochigosan) que representam a pureza da natureza divina. O cortejo vai percorrer toda a praça, para abençoar os participantes, e será encerrado no palco com um culto budista. Em seguida, terá início um ritual (kanbutsue), quando o público poderá banhar o pequeno Buda com chá doce (amachá) para pedir saúde, paz e sorte. O chá representa a chuva de néctar que, conforme a lenda, teria caído suavemente anunciando o nascimento de Buda e fazendo com que as flores se abrissem em sua homenagem.

Após banhar a imagem, os participantes receberão um amuleto em forma de pétala de flor de lótus, que simboliza a natureza exaltando o esplendor e a alegria com o nascimento de Buda e que serve como proteção para o ano inteiro.

Festa

Além do ritual budista, o público poderá se deliciar pratos típicos como sushi, sashimi, yakissoba, tempurá, moti, dorayaki, entre outros. Também terá a oportunidade de assistir a apresentações culturais, como shows de taikô (tambores), odori yosakoi (dança), canções japonesas e artes marciais.

Na feira de artesanato, os visitantes encontrarão origami (dobradura de papel), bonsai (árvore em miniatura), mangá (desenho em quadrinhos), arte em bambu, entre outros. Haverá uma oficina de modelagem em biscuit do pequeno Buda (ojizosan) e atividades interativas desenvolvidas pelo Consulado Geral do Japão e Apaex – Associação Paranaense de Ex-Bolsistas.