Dez tenores entre a ópera e a música pop
Em 1990, os tenores Luciano Pavarotti, Placido Domingo e José Carreras se uniram pela primeira vez em um mesmo palco para um concerto em Roma, em 1990, incluído na programação cultural oficial da Copa do Mundo realizada na Itália. O sucesso foi tanto que eles repetiram a dose nos três eventos posteriores seguintes, a cada quatro anos. A reunião rendeu como frutos não apenas quatro discos gravados ao vivo. Mas também encorajou uma iniciativa semelhante em terras australianas, com a criação do grupo Ten Tenors, que chega pela primeira vez ao Brasil com shows marcados para o mês de março em quatro capitais entre os dias 19 e 22 de março (pela ordem, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo). Mais informações sobre a apresentação na capital paranaense você encontra no final deste texto.
Criado em 1995, o grupo se dedica ao que chamam de classic crossover na música. Isto é, unir as linguagens do pop e da ópera, fazendo eficientes transições entre as duas vias. Desta forma, o repertório costuma trazer standards das duas correntes, como “Can’t Take My Eyes Off Of You”, “Bohemian Rhapsody”, “Nerrun Dorma” e “Ave Maria”. Por isso, às vezes, algumas famosas canções em inglês acabam sendo vertidas, gravadas e apresentadas em italiano. “Afinal, este é o idioma da ópera”, comenta o neozelandês Cameron Barclay, um dos cantores da atual formação, em entrevista exclusiva para o RIC Mais.
O Ten Tenors traz ao Brasil o espetáculo da turnê referente ao seu mais novo álbum, Love Is The Air, lançado no final de abril do ano passado. Não foi à tôa que o trabalho foi batizado com o mesmo nome de uma das faixas, o clássico da disco music gravado originalmente em 1977 pelo australiano John Paul Young e eternizado alguns anos depois na releitura do duo, também australiano, Air Supply. “Afinal, todas as doze canções selecionadas para o repertório falam deste sentimento universal chamado amor”, atesta Cameron.
Entre os outros títulos do disco estão “Shallow”, “Unchained Melody” e “God Only Knows”. A primeira tornou-se o principal sucesso do cinema entre 2018 e 2019, nas vozes de Lady Gaga e Bradley Cooper durante o filme Nasce Uma Estrela. A segunda foi criada para outro longa-metragem de Hollywood, Fuga Desesperada, lançado em 1955, e apenas transformada em hit mundial dez anos depois pelas vozes da dupla pop Rigtheous Brothers. A outra é uma das grandes pepitas de ouro buriladas pelo grupo americano Beach Boys, feita durante as sessões de gravação do cultuadíssimo álbum Pet Sounds (de 1966). Curiosamente, o amor do que tratam os versos é algo espiritual e de oferecimento da alma a Deus.
Perguntado sobre qual das novas faixas gravadas lhe dá maior prazer de cantar, entretanto, Cameron crava “The Book Of Love”, canção assinada por Peter Gabriel e incluída na trilha sonora de mais um filme (Dança Comigo?, de 2004, uma comédia romântica com Richard Gere, Jennifer Lopez e Susan Sarandon no elenco). Assim como “Unchained Melody”, esta música também ganhou versão em italiano para o novo disco do Ten Tenors, com o intuito aproximar mais o diálogo do grupo entre o erudito e o popular.
Além de Barclay, formam o grupo os tenores Daniel Belle, Michael Edwards, Keane Fletcher, Nigel Huckle, Nathan Lay, Boyd Owen, JD Smith, Sam Ward e James Watkinson.
Mais informações sobre o concerto do Ten Tenors em Curitiba você tem aqui.