A internet é repleta de inspirações e estimula pessoas a desenvolverem projetos, bem como compartilhá-los com toda a rede. Uma prática já antiga encontrou nesse meio a força que precisava para retomar sua relevância e atingir novas gerações.
Estamos falando do DIY, Do It Yourself ou, em Português, faça você mesmo. Esse termo remonta à década de 1970, período no qual o movimento punk se encontrava em alta. O grupo criticava o consumismo e a produção em massa. Por não apoiar esse hábito, eles passaram a produzir ou customizar as próprias roupas e acessórios.
A estética deu tão certo que acabou sendo aplicada na moda e em outros segmentos, como a decoração. Hoje, com princípios de sustentabilidade ganhando força, a macrotendência que é o DIY se torna cada vez mais relevante, já que prioriza o reaproveitamento daquilo que já existe.
Onde buscar projetos de DIY?
Como já mencionamos, a internet é uma ferramenta poderosa. Sabendo utilizá-la, é possível encontrar não somente meios de tirar as ideias de papel, mas também descobrir uma fonte de renda extra. Isso porque muitas pessoas acabam aproveitando aplicando esse talento para customização em objetos, transformando-os em itens únicos e limitados.
O DIY é uma forma de encarar itens que já fazem parte do seu cotidiano e enxergar seu potencial. Para isso, você precisa treinar sua visão e, é claro, “faça você mesmo”. Ou seja, transformar as inspirações em algo palpável.
O Youtube é a melhor forma de começar no mundo do Do It Yourself. A plataforma contém uma infinidade de vídeos sobre o assunto. Alguns são tão detalhados que mostram passo a passo e até os valores dos materiais utilizados. E o melhor: há muito conteúdo em português.
Outro site muito relevante para quem é apaixonado por essa atividade é o Pinterest. A rede social permite que você encontre e salve links de blogs, portais de notícia e canais. Aos poucos, você constrói uma pasta de referências que pode ser alimentada com o tempo e te ajudar na hora de executar seu objetivo.
Também não podemos deixar de lado uma dica que parece óbvia: o Google. Se você pesquisar por termos como “DIY decoração” ou “DIY decoration”, em inglês, vai se deparar com milhares de páginas de exemplos. Para que você não se perca na infinidade de opções, sugerimos refinar a busca, por exemplo, com o cômodo que se pretende reformular (“DIY decoração quarto” ou “DIY decoração sala”).
Agora que você já sabe por onde começar, mãos à obra!