Documentário sobre drama dos moradores do Litoral nas enchentes

Os estragos decorrentes das chuvas marcaram o começo do ano de 2011 no Litoral do Paraná. Antonina sofreu a maior enchente dos últimos 39 anos, deixando milhares desalojados e provocando duas mortes por soterramento. Em Morretes, oito mil pessoas ficaram desalojadas, chegando a mais de 15 mil afetados. O documentário “Quem acordou o Dragão?” retrata a problemática socioambiental vivida no litoral paranaense, em uma abordagem histórica e atual.

O filme também revela as dificuldades dos atingidos em retornar ao seu cotidiano, a precária situação política e as modificações físicas provocadas pelo acontecimento. Além disso, investiga a explicação dos moradores para o fenômeno e esclarece sob a ótica científica as ligações com as mudanças climáticas globais e a busca de uma nova forma de relação com a natureza.

A produção foi realizada por uma equipe formada por estudantes e professores que integram o projeto de Educação Científica (LabMóvel). A direção é de Antonio Serbena, professor do setor Litoral, e o filme ainda conta com a participação e análises de Teresa Urban e Leonardo Boff.

Local da Exibição: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti 1174 – São Francisco
Data: 11 de março de 2012
Horário das sessões: 14h, 16h e 18 horas

 

11 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando