A mestre queijeira Débora Pereira recomenda que a combinação seja feita entre queijos europeus e espumantes brasileiros
A combinação entre queijos e espumantes é deliciosa e muito contrastante, devido ao frescor e leveza da bebida contra o sabor intenso do queijo. Para reforçar essa ideia e mostrar que os espumantes brasileiros podem ser ótimos acompanhantes de queijos europeus, o CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira) e a União Europeia desenvolveram a campanha “Abra Seu Paladar”.
Nela, a jornalista e mestre queijeira Débora Pereira desenvolveu exemplos de harmonizações ideais entre os produtos.
Harmonizações perfeitas entre queijos e espumantes
Queijos de massa mole e casca de mofo branco espumante rosé
A textura cremosa desses queijos, como o Brie e o Camembert, vai derreter no paladar e em seguida será sublimada pelas notas de aromas do espumante. A dica é acompanhar o queijo com geleias de frutas ou até mostarda Dijon.
Queijos de massa prensada cozida espumante seco
Ideal para iniciar uma refeição, queijos como o Emmental e Gruyère devem ser acompanhados de espumantes secos. O Saint-Paulin também é uma opção, que harmoniza bem com os aromas de flores dos espumantes secos.
Queijos de massa prensada não-cozida espumante demisec
Para finalizar a refeição, escolha queijos como Mimolette e Gouda, de massas duras mais intensas. Para acompanhar, um espumante bem seco, extra bruto, mais elegante e com o mínimo de açúcar possível.
Queijos de massa mole e casca lavada espumante demisec
Queijos como o Pontl’Évêque e o Tallegio são intensos, cremosos e não agradam todos. Acompanham perfeitamente um demisec ou até mesmo uma cidra.
Queijos azuis espumante doces
Queijos como Roquefort e Gorgonzola formam uma harmonização perfeita com espumantes doces. Apesar de delicada, a combinação é saborosa. Sirva o queijo com pão integral para um aperitivo saboroso. Não esqueça de retirar o queijo da geladeira meia hora antes de ser servido para potencializar seus aromas e sabores.