Espetáculo comemora os 100 anos de Nelson Rodrigues

Para comemorar os 100 anos de Nelson Rodrigues, um dos mais importantes ícones da dramaturgia brasileira e universal, surge o espetáculo “Buraco da Fechadura”. A peça, com direção de Rafael Camargo, estreia no dia 1º de agosto e faz parte de uma série de eventos que estão sendo programados para a abertura do Portão Cultural, antigo Centro Cultural do Portão. O projeto é resultado da parceria entre as companhias Rumo e Coletivo Portátil.

Da força natural, bruta e viva da obra do mais influente dramaturgo do Brasil, a montagem emerge a partir da compilação de alguns contos de “A vida como ela é”: O Monstro, A Dama da Lotação, Caça Dotes, Missa de Sangue, Veneno e Unidos na Vida e na Morte. Unindo fragmentados, diálogos e as mais inusitadas situações, o diretor paranaense desenha através de um olhar particular o universo rodriguiano.

Limite, doença, paixão, força vital, sexo, culpa e medo. Na montagem, o humano e suas contradições convivem simultaneamente num caleidoscópio de experiências que traduzem o que somos capazes de ser, revelando o que não é permitido revelar. Tomados por sentimentos potencialmente incontroláveis, em estado febril, os personagens assumem o papel de pessoas próximas. Somos nós mesmos em situações limite, socialmente repreensíveis.

Como moldura, o buraco da fechadura. O silêncio e o respirar anônimo e ofegante do lado de cá inquieta tanto quanto o que acontece lá dentro. Em vários depoimentos, Nelson Rodrigues fala sobre este olhar: algo como espreitar, ver sem ser visto. O que não era para ser visto, o que era pra ficar entre quatro paredes, ou no máximo em família. Afinal, é sempre bom lembrar: às vezes estamos aqui, outras estamos lá.

Serviço:

 “Buraco da Fechadura”. Onde: Teatro Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3430, Água Verde). Telefone: (41) 3314-5063. Quando: de 1º a 26 de agosto. Horário: Quarta-feira, às 17h e às 20h.