Fundação Cultural de Curitiba promove encontro sobre arte urbana

A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP, promove nesta quarta e quinta-feira (dias 27 e 28), no TUC – Teatro Universitário de Curitiba, os “Encontros: Arte Urbana Curitiba 2012”. O evento reunirá artistas, produtores e pesquisadores de arte, com o objetivo de ampliar o diálogo e a troca de informações entre os agentes que atuam nesse universo. Na relação de participantes estão Baixo Ribeiro e Mariana Martins, proprietários da galeria paulista Choque Cultural, e o sociólogo Nelson Brissac Peixoto.

O encontro servirá também para apresentação de um balanço das ações públicas de difusão em arte urbana, com a participação dos artistas empreendedores do edital Arte Urbana – Travessias Subterrâneas, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. Será exibido o vídeo promocional do filme “A Arte Urbana”, de Bruno Armelin e Otávio Souza. Os debates serão mediados por Elizabeth Serafim Prosser, que é doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e autora do livro Graffiti Curitiba.

A participação de Baixo Ribeiro e Mariana Martins traz de São Paulo a experiência da Choque Cultural, uma galeria de arte contemporânea reconhecida por apoiar e incentivar a arte underground. Fundada em 2004, a galeria valoriza as linguagens cotidianas usadas pelos mais jovens e propõe-se a apresentá-las de modo verdadeiro e original. Assim, transformou-se numa plataforma para artistas vindos do graffiti, da tattoo, do design gráfico, da ilustração e outras procedências paralelas às artes acadêmicas. Os dois representantes da Choque Cultural também farão leitura de portfólios para artistas interessados.

Nelson Brissac Peixoto, além de dar palestra, fará o lançamento dos livros Arte/Cidade – Intervenções Urbanas e Arte/Cidade Zona Leste. Formado em Sociologia, doutor em Filosofia pela Universidade Paris I Sorbonne e professor da Universidade Católica de São Paulo, Nelson Brissac é um estudioso dos temas relativos ao meio ambiente urbano.

Os artistas Newton Goto, Devis, Cláudio Celestino, Juliana Burigo, Marciel Conrado, Ivana Carneiro e Roger Olho falarão sobre suas experiências com a arte urbana. A programação inclui também uma palestra sobre Direito Autoral, a cargo do advogado Marcelo Conrado.

Programação:

27 de junho

14h30 às 17h –  Leitura de Portfólios por Baixo Ribeiro e Mariana Martins. Vagas limitadas. Inscrições até às 18h do dia 26 de junho, exclusivamente pelo e-mail: robertoalves@fcc.curitiba.pr.gov.br

18h – Abertura

Palestra: “A Experiência da Choque Cultural”, com Baixo Ribeiro e Mariana Martins.

18h50 – Palestra: “O Projeto Galerias Subterrâneas e a Arte de Rua em Curitiba”, com Newton Goto.

19h40 – Palestra: “Graffiti: Documentando a Arte Urbana”, com Bruno Armelin e Otavio Souza, e apresentação do vídeo promocional do filme “A Arte Urbana”.

20h30 – Palestra: “Graffiti e Seu Modernismo”, com Michael Puquevis Ando (Devis).

28 de junho

15h30 – Mesa-redonda: “Estéticas Urbanas”, com Cláudio Celestino, Juliana Burigo, Marciel Conrado, Ivana Carneiro e Roger Olho, participantes do edital Travessias Subterrâneas.

17h – Palestra: “Direito Autoral”, a cargo de Marcelo Conrado.

18h – Palestra: “Intervenções Urbanas – Conceitos, Procedimentos, Projetos”, com Nelson Brissac Peixoto.

19h30 – Noite de Autógrafos com Nelson Brissac Peixoto, que lança os livros Arte/Cidade – Intervenções Urbanas, editora Senac, 2012(nova edição) e Arte/Cidade Zona Leste, editora Dardo, 2011.

Serviço:

Encontros: Arte Urbana Curitiba 2012

Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC (Galeria Júlio Moreira)

Data: dias 27 e 28 de junho de 2012, com programação em vários horários.

Inscrições gratuitas

Informações: (41) 3321-3312

27 jun 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando