“Gugu era uma pessoa visionária”, diz ex-integrante do grupo Polegar

Publicado em 24 nov 2019, às 00h00.

O ex-integrante do grupo Polegar, Alex Gil, prestou uma homenagem nas redes sociais a Gugu, que morreu na ultima sexta-feira (26), nos Estados Unidos.  Gil destacou que Gugu era uma pessoa visionária ao criar o grupo nos anos de 1980. O Polegar tinha um diferencial de grupos como Menudos e Dominó (também apadrinhado por ele) que apenas dançavam e cantavam. Os integrantes do Polegar também tocavam instrumentos musicais.

Em entrevista exclusiva para o Ric Mais, o cantor contou com era a relação com o Gugu, o sucesso do grupo, uma boy band brasileira de grande sucesso entre crianças e adolescentes na época. Com a formação original do grupo, com Alex e Rafael Ilha, o Polegar chegou a participar de filmes dos Trapalhões e ainda gravou vídeo clipe no exterior. Confira a entrevista:

Ric Mais – O que o Gugu representou na sua carreira?

Alex Gil – O Gugu foi e sempre vai ser o padrinho artístico do Polegar e do Alex Gil porque ele foi a pessoa que acreditou no meu potencial, no potencial dos meus colegas e nos deu apoio total para lançar nosso grupo, para gente desenvolver nosso trabalho, nossa carreira dentro do Polegar e nos tornarmos conhecidos no Brasil inteiro. Então, ele sempre vai ser nosso querido padrinho que a gente vai levar sempre no coração.

Ric Mais – Como era o clima nos bastidores dos programas do Gugu?  Vocês, com o Polegar, eram presença constante no Viva Noite, sucesso dos anos 80.

Alex Gil – O clima nos bastidores foi sempre de muita alegria. Porque quando a gente encontrava o Gugu nos bastidores era uma alegria. Ele sempre nos recebia com muito carinho. Ele era a pessoa que vinha dar um abraço, conversava com a gente um pouquinho antes de entrar no ar. Sempre foi uma pessoa carinhosa com a gente, muito respeitosa, um amigo. Às vezes até dava algum toque profissional. Conselheiro, um bom conselheiro. Sempre foi um grande amigo da gente. Sempre foi muito legal participar dos programas dele. Sempre que a gente se encontrava no camarim ele vinha encontrar com a gente um pouquinho antes de gravar, da gente se apresentar no programa e sempre foi bacana, foi muito gostoso sempre. A gente sempre vai levar essa recordação amistosa que o Gugu deixou para gente.

Ric Mais – Como conheceu o Gugu e como ele era como empresário?

Alex Gil – Bom, eu conheci o Gugu com meus 5 ou 6 anos de idade. Quando eu iniciei minha carreira musical, cantando no programa do Raul Gil. Eu estudei música, violão popular e violão clássico e fui desenvolvendo meu trabalho de cantor mirim ao longo do tempo, cantando em vários programas de televisão. Mas, o primeiro programa que eu participei foi do Raul Gil, que me abriu as portas e nessa época o Gugu era jurado (do programa do Raul Gil). Então, a partir daí começou uma amizade. Claro que ela se tornou mais forte ao decorrer do tempo. Quando a gente teve mais proximidade foi quando o Gugu nos contratou para fazer parte do Polegar. Como empresário ele era uma pessoa muito bacana. Ele era uma pessoa que tentava nos preparar. Ele deu suporte total para gente, como por exemplo, eu era o único músico. Pois eu vim da música, desde criancinha. Então, quando ele me selecionou para fazer parte do projeto do Polegar eu já cantava e tocava, os outros meninos não, eles vinham de propaganda. Todos nós pertencíamos a uma agência que era a agência Print, de São Caetano, da tia Irani, que era muito amiga dele e ela que ajudava ele a selecionar os garotos. Só que os outros meninos vinham da parte de propaganda e eu vinha da área de show. Eu fazia muitos shows com ela e aí foi a assim, a gente teve mais proximidade a partir do ponto que ele nos contratou para trabalhar com ele. Ele dava toques profissionais para gente, dava conselhos como eu já disse. Ele era uma pessoa muito visionária e dentro da visão dele, tudo que ele procurou fazer por nós foi o melhor.