Justiça barra uso de Fofão em apresentações da Carreta Furacão
A 2ª Câmara de Direito Privado da Justiça de São Paulo decidiu na última sexta-feira (11) que o personagem Fofão não pode ser mais utilizado nas apresentações da Carreta Furacão e em peças de publicidade do McDonald´s.
A acusação de plágio partiu do herdeiro do criador do personagem, que entrou na Justiça para a retirada do Fofão das apresentações da Carreta Furacão e também do uso pela rede de fast-food.
De acordo com o site da revista Rolling Stones, o personagem da Carreta Furacão, chamado Fon-Fon é inspirado no Fofão, que fez sucesso em programas de televisão infantis das décadas de 1980 e 1990.
A empresa alega que trata-se de uma caricatura, que pode ser considerada uma paródia, mas o magistrado afirma que Fon-Fon seria uma forma de “burlar direitos”.
“O criador da personagem Fofão já tinha declarado não deseja que seu personagem fosse utilizada para outra finalidade que não fosse o entretenimento do público juvenil, sendo certo que, por desejo seu, as máscaras e trajes da personagem foram destruídos após o óbito de seu criador, em razão da preocupação que tinha com o uso que poderia ser destinado aos materiais”, escreveu o juiz José Carlos Ferreira Alves.