Kit sobrevivência: dicas para não ter problemas na viagem de carnaval
Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros. Há quem diga inclusive que o Brasil só começa o ano após passar por ele. Por pelo menos quatro dias, boa parte do país é tomada por festas de todo o tipo e com isso o fluxo de viajantes cresce.
Devido ao maior fluxo nos aeroportos nessa época, é comum passageiros presenciarem em suas viagens problemas de cancelamentos ou atrasos em voos.
São vários os motivos que podem ocasionar essas intercorrências, desde as condições climáticas até manutenção da aeronave e problemas com conexões.
Kit de sobrevivência do folião viajante
A Startup Liberfly faz mediações entre consumidores e companhias aéreas. Gabriel Zanette, que é CMO e cofundador da empresa, conta que a ideia é sempre ajudar os viajantes para que saibam quais são os seus direitos e deveres.”Geralmente quando estamos mais relaxados são momentos os quais algo pode ser esquecido”.
Ele reuniu três dicas para os viajantes não passarem perrengues nas viagens. Confira:
1- Atenção às atualizações na passagem
O passageiro deve estar sempre atento às atualizações que possam ocorrer na passagem. Vale lembrar que mudanças feitas na passagem pelas companhias, com menos de 30 dias de antecedência podem ser contestadas.
2- Chegue com antecedência ao aeroporto
Para evitar dificuldades na hora do embarque, a orientação da ANAC é de que o passageiro chegue com duas horas de antecedência para voos domésticos e três horas para voos internacionais.
3- Cuidado com o tamanho da bagagem
Cada companhia aérea tem suas próprias regras em relação ao tamanho aceitável de bagagem despachada, peso e bagagem de mão, assim como as taxas. Antes de se dirigir ao aeroporto, é importante se certificar de que a mala atende aos requisitos. O valor do excesso de bagagem pode ser muito alto.
4- Transtornos durante a viagem
Uma solução da LiberFly
Na sexta-feira, um dia antes da sua viagem, ela conferiu seu voo no aplicativo da companhia aérea, mas não encontrou nenhuma informação. Por morar próxima ao aeroporto, ela foi presencialmente até o balcão da companhia para saber o que poderia ter acontecido. Ela foi informada que havia ocorrido uma remarcação em sua passagem e um novo voo estava programado para cinco horas mais tarde do que o comprado previamente.
No momento que soube do cancelamento ela solicitou um comprovante e com a carta de contingência em mãos e procurou a Liberfly. Ela optou pela “Negociação Expressa”, solução criada pela startup para quem deseja ter alguma compensação pelo transtorno sofrido sem ter de passar pelo trâmite com a companhia. Em casos como esse a Liberfly antecipa a quantia de R﹩ 1mil em até 48h para o cliente. Por facilitar esse trâmite, o valor a ser recebido da companhia fica com a empresa.