Cerca de dez mil pessoas estiveram na Boca Maldita neste sábado (14) e puderam assistir e se divertir com uma extensa programação de eventos que marcou o encerramento da Semana Jovem 2012. Apresentações de Kung Fu, shows de bandas, atividades de lazer e uma grande feira de serviços foram disponibilizados para a população durante todo o dia.
“A Semana Jovem superou todas as expectativas, alcançando 11 mil participações em mais de 70 ações descentralizadas. Esta festa é uma forma perfeita para encerrar a Semana Jovem, oferecendo para toda a família um momento de diversão e cultura e divulgando ainda mais as ações destinadas a juventude com a Feira de Serviços”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
A partir das 9h já haviam sido iniciadas as atividades de lazer do Brincando na Rua XV, que contou com cama elástica, jogos gigantes, tênis de mesa e muitas brincadeiras para toda a família. A partir das 10h começou a programação de palco, com a realização do Dia Municipal do Kung Fu.
Promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, por meio de emenda parlamentar do vereador Professor Galdino, o Dia Municipal do Kung Fu ofereceu uma extensa programação de palco, com apresentação de exercícios, combates, lutas combinadas, acrobacias e armas.
Também houve bastante interação com o público, especialmente durante as apresentações de Folclore Marcial, com a Dança do Dragão e do Tigre. Durante o evento, foram realizadas exposições de armas do Kung Fu e tendas com acupuntura, massoterapia e caligrafia chinesa.
“Achei muito legal abrirem este espaço para divulgar o Kung Fu. Além das apresentações serem muito bonitas, é uma arte marcial que ajuda no autoconhecimento, na melhoria da saúde e na disciplina. Pratiquei Kung Fu alguns anos atrás e assistindo as apresentações fiquei com vontade de voltar a praticar”, disse Clézio Aparecido Vítor, que foi acompanhado de sua família e aproveitou o evento para fazer caligrafia chinesa para toda a família.
Alexandre Ramos, de 34 anos, e que praticou durante três anos Kung Fu, destacou a divulgação das artes marciais para disseminar os benefícios da atividade física. “Muita gente assiste essas apresentações, nem que seja apenas para participar dos exercícios respiratórios e de alongamento, e começam a se interessar pelo assunto, que é o primeiro passo para começarem a praticar atividades físicas e saudáveis como a arte marcial”.
Música – A partir das 14h a banda curitibana Collin-Us e a paulista Axioma assumiram o palco e agitaram o público, que enfrentou a chuva para aproveitar as apresentações de hardcore e rock. Durante toda a programação de palco, a Prefeitura de Curitiba disponibilizou em barracas serviços e programas destinados a jovens de 15 a 29 anos de diversas secretarias e órgãos municipais.
“Acho que esse evento foi bem completo. Pudemos nos divertir com uma programação de palco excelente e ainda pudemos tirar dúvidas e conhecer programas destinados aos jovens que são oferecidos em toda a cidade”, disse Heloine Cristina Santos, de 20 anos, que foi assistir a apresentação de Kung Fu do seu irmão mais novo e aproveitou para visitar a Feira de Serviços.
Semana Jovem – Com o foco de atuar em todas as áreas de interesse do jovem, a Prefeitura realizou uma extensa programação para a Semana Jovem, com mais de 70 ações descentralizadas nas nove regionais administrativa da cidade.
Uma das grandes novidades para 2012 foi a parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual da Educação para levar ações para dentro das escolas estaduais, descentralizando e facilitando o acesso dos jovens as atividades ofertadas pela Semana Jovem.
A Semana Jovem contou com ações que incluem exibição de filmes, rodas de conversa, passeios com o ônibus da Linha Turismo, palestras sobre primeiro emprego, oficinas, exposições de trabalhos do ProJovem Adolescente e cursos em diversas áreas, que visaram ampliar o conhecimento e criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.
Durante os sete dias de programação, foram contabilizadas 11 mil participações, um aumento de 144% em relação a 2011, que contou com 4,5 mil participações.