Luzes, cores e flores: confira dicas para montar sua decoração de Natal

por Mônica Ferreira
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 12 dez 2021, às 11h54. Atualizado às 11h58.

Em clima natalino, o RIC Mais vai trazer dicas de decoração usando luzes, cores, plantas e flores. Além de informações para montar uma mesa de jantar simples e fácil.

De acordo com a produtora de eventos, Silvia Lopes, as mesas de jantar nesta época do ano, precisam ter decoração. “De repente você tem um Papai Noel que você pode compor com alguns vasos verdes, encaixa ali umas bolinhas de Natal ou outros elementos do Natal e vai fazendo o centro dessa mesa com o que você tem”, diz.

Creuza dos Santos, florista, indica incorporar à mesa da ceia, pinhas e ramos de trigo entre flores, para incrementar o arranjo. “Você pode montar um arranjo e uma travessa de prata ou vidro com flores, folhas e pinhas, por exemplo”, sugere a florista.

“Pequenos raminhos de flor junto ao guardanapo sobre o prato também combinam bem e criam um visual bem natalino. Se a toalha for vermelha, pode-se espalhar folhas verdes sobre a mesa, ou optar por um arranjo comprido só com folhagens verdes. Ou o contrário, espalhar flores vermelhas em uma toalha verde”,

propõe Creuza dos Santos.

Luzes

O que faz a magia e a ambientação do Natal são os efeitos das luzes. Silvia indica as luzes em tom âmbar, porque remete às velas e deixa o ambiente acolhedor.

Natal de Águas e Luzes 2021 (Foto: divulgação)

“O que fica muito bonito são as velas flutuantes com água, porque elas trazem um movimento e transparência, e deixam o ambiente mais leve. Luzinhas e velas tem que ter no Natal”,

indicou a produtora de eventos.

Flores

Arranjos florais também são uma boa pedida para criar uma ambientação natalina. Creuza dos Santos, florista, sugere que as apostas sejam feitas nas cores clássicas do Natal, como o vermelho e o verde.

(Foto: Divulgação)

“Pode-se apostar sem medo nas folhagens e flores nessas cores,  mas a data também é muito representada por elementos típicos e tons de dourado e brilhos, portanto, uma ideia legal é montar arranjos mesclando plantas com os próprios adornos de Natal, como as bolas e fitas”,

diz.

“Uma boa opção é incluir também flores brancas junto com as vermelhas, como lírios e astromélias mescladas com rosas, criando um contraste bem elegante”, acrescenta a profissional.

A tradicional Poinséttia, conhecida como Espírito Santo ou  Flor do Natal é uma alternativa que não tem erro. Além de chamar a atenção pela beleza, com folhas largas e um vermelho característico, é ideal para dar um toque elegante ao ambiente, mas exige cuidados específicos.

“A Espírito Santo dura cerca de dois a três meses no vaso, mas é preciso mantê-la em um espaço com claridade e realizar a rega uma vez por semana. Lembrando que o ideal é observar a umidade da terra, pois as condições do ambiente variam muito a necessidade de rega, já que a presença de ar-condicionado ou espaço fechado, sem muita circulação de ar, podem exigir mais ou menos água”,

orienta a florista.

Plantas

(Foto: Reprodução/Pexels)

Segundo a produtora de eventos Silvia Lopes, todas as plantas são bem-vindas na decoração. “Quando nós falamos da temática de Natal, a gente usa muito mais uma paleta de cores do que a espécie da planta, ou da flor. Elas tem elementos naturais que remetem muito ao Natal”, comenta a profissional.

Árvores de Natal naturais

O pinheirinho natural de Natal agrega requinte e graciosidade à decoração. A Tuia Holandesa é a opção mais popular e pode ser encontrada em diversos tamanhos. Outra possibilidade é a Tuia Strickta.

(Foto: Reprodução/Pexels)

“A Tuia dura cerca de um a dois meses, dificilmente vai durar de um ano para o outro, mas é ideal para o período das festas de Natal e Ano Novo. Para mantê-la saudável é preciso muita água e luz. Quanto aos enfeites, não há restrição, assim como as árvores artificiais, os galhos suportam e combinam bem com os mais variados tipos de adereços natalinos”,

explica Creuza dos Santos.