MAE de Paranaguá receberá a mostra “Tesouros do Museu Nacional”

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) receberá em Paranaguá, nesta sexta-feira, 4 de maio, a exposição itinerante “Tesouros do Museu Nacional”. A exposição contempla todas as áreas do Museu Nacional: Antropologia, Botânica, Geologia, Paleontologia, Zoologia, além das obras raras, arquivo e o acervo histórico do espaço. O objetivo da iniciativa é divulgar os “tesouros” conservados no Museu Nacional e que normalmente só estão disponíveis àqueles que visitam o museu no Rio de Janeiro. As coleções científicas, por exemplo, contêm vários itens como borboletas, meteoritos, múmias, dinossauros, sementes, registros sonoros, rochas, objetos de outras culturas e outros.

A exposição proporciona também o cruzamento entre os saberes da natureza, da cultura, das ciências naturais e antropológicas. Com um acervo de aproximadamente 15 milhões de peças, o Museu Nacional, que integra desde 1946 a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi criado por Dom João VI em 1818 e é a mais antiga instituição brasileira dedicada à ciência geral.

A mostra do maior museu de História Natural da América Latina, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, permanecerá no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), em Paranaguá, até o dia 27 de maio. O Museu de Arqueologia e Etnologia, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec), foi inaugurado em 1962, é o primeiro museu universitário do estado. Sua sede está localizada no Município de Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.

3 maio 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando