Maringá terá encenação da Ilíada no Teatro Barracão

A Secretaria de Cultura de Maringá vai promover nesta sexta-feira (4) mais uma edição do projeto “Convite ao Teatro”, com o espetáculo “Ilíada – Canto I”, apresentado pela atriz Claudete Pereira Jorge, indicada ao troféu Gralha Azul, o mais importante prêmio do teatro paranaense. A apresentação será no Teatro Barracão (Praça Nadir Cancian), às 21 horas, com entrada gratuita.

Os ingressos podem ser retirados no local a partir das 20h30, somente um por pessoa. O espetáculo não é recomendado para menores de 18 anos.

No espetáculo, fruto de um trabalho que teve início em 2004, a atriz apresenta apenas o Canto I do clássico poema épico de Homero sobre a Guerra de Tróia. São mais de 700 versos, mas o objetivo é encenar o texto integral, ou seja, os 24 cantos da tradução de Manuel Odorico Mendes. Para isso a atriz criou uma companhia específica, chamada Companhia Iliadahomero de Teatro.

A montagem foi apresentada na Biblioteca Pública do Paraná, na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo) e na Fundação Biblioteca Nacional (RJ) pelo Ministério da Cultura, no projeto Homero nas Bibliotecas. Esteve também no estande do SESI durante a 1ª Bienal do Livro, além de ter passado por Berlim, Amsterdam e Atenas.

Com este trabalho, a atriz e o diretor pretendem transformar a literatura clássica em algo atraente para o público da era digital, tornando acessível ao maior número possível de pessoas um documento escrito há aproximadamente três mil anos, suavizando a erudição presente no texto.

A atriz Claudete Pereira Jorge foi indicada ao troféu Gralha Azul, o mais importante prêmio do teatro paranaense, a exemplo do que havia ocorrido com sua encenação de “Medéia”, que esteve em Maringá em 2011 no Circuito Cultural SESI, em parceria com o projeto “Convite ao Teatro”.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, convida a comunidade a acompanhar o espetáculo. “Procuramos todas as semanas trazer novidades para o público de Maringá. Convido todos a assistir mais esta apresentação com entrada gratuita, preparada com muito carinho para contribuir com a cultura da nossa cidade”, conclui.

A atriz

Considerada uma das maiores atrizes do teatro paranaense, Claudete Pereira Jorge é também diretora, produtora e professora de cinema e teatro. Sua carreira tem números significativos: quase 40 anos de atuação, mais de 50 espetáculos montados, vários prêmios como atriz e participação em importantes eventos culturais, a exemplo do Festival de Curitiba, do Festival Internacional de Londrina, do Riocenacontemporanea (RJ) e da 1ª Bienal de Arte Contemporânea de Salônica (Grécia), para a qual foi especialmente convidada a fazer a abertura.

Em seu currículo constam, entre outros, espetáculos como “Batimpaz”, com direção de Enéas Lour; “Por um novo incêndio romântico”, com direção de Felipe Hirsch; “À grega”, com direção de Marcelo Marchioro; “Ana Roma”, com direção de Mauro Zanatta; “Pico na Veia”, com direção de Marcelo Marchioro; “O marido vai à caça”, com direção de Cacá Rosset (que a escolheu a dedo para substituir a atriz Maria Alice Vergueiro); “Loretta Strong”, com direção de Thomas Quillardet;  “Fim do mês”, com direção de Alexandre França; “Os três espelhos”, com direção de Maureen Miranda; “Medéia”, com direção de Marcelo Marchioro e “Ilíada”, com direção de Octávio Camargo.

Outras informações podem ser obtidas na secretaria de Cultura de Maringá, pelo telefone (44) 3221-6100.

3 maio 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando