O Museu Oscar Niemeyer promove o encontro “Arte e acessibilidades: caminhos possíveis”, dia 15 de maio, no Auditório Poty Lazzarotto. O evento integra a programação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para a 10ª Semana Nacional de Museus, e tem a finalidade de viabilizar reflexões sobre inclusão e acessibilidade aos museus e ao universo da arte.
A diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini, fará a palestra de abertura, a partir das 10 horas. Em seguida, a educadora e museóloga da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Amanda Tojal, fala sobre acessibilidade e ação educativa nos museus e instituições culturais.
As atividades terão continuidade após às 14 horas, no painel “Experiências e vivências sobre arte e deficiência visual”, com a participação da professora de Artes do Instituto Paranaense de Cegos, Diele Pedrozo, do técnico da Secretaria de Estado da Educação, Ricardo Lima, da artista visual Eleonora Gutierrez e da fotógrafa e artista performática Fernanda Magalhães. Às 17h30, está previsto um bate-papo final.
“O encontro vai proporcionar a oportunidade de troca de experiências para que este Museu se torne ainda mais vivo e perceptivo”, afirma Estela Sandrini.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: acessibilidades@mon.org.br ou pelos telefones: 3350-4462 e 3350-4476.