Mostra Especial Comemorativa do Aniversário de Curitiba na Cinemateca

Em comemoração ao aniversário de Curitiba a Cinemateca apresenta uma mostra de filmes relacionados à cidade. Trata-se de uma sessão extra, às 14 horas, especialmente em comemoração aos 319 anos da existência da capital do Paraná.

Nesta mostra os curitibanos serão contemplados com produções locais. Serão exibidos importantes filmes realizados por diretores da cidade, além de filmes que retratam a cultura de Curitiba.

Entrada gratuita para todos os filmes do evento

Dia 26:

14h – BELARMINO E GABRIELA (2003, BR/PR – 85 min).Direção de Geraldo Pioli. Documentário sobre a dupla de músicos paranaenses. O circo é o principal pano de fundo para as histórias da dupla, porque foi nesse espaço cênico que começou sua carreira. Salvador Graciano e Júlia Alves (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela) são representados no filme por vários personagens e também pelos seus filhos Ivan e Rui, e pela neta Júlia. Participam ainda o grupo Viola Quebrada e o músico Marinho Galera.

Classificação: livre

Dia 27:

14h – O PREÇO DA PAZ (2003, BR/PR – 103 min – drama, cor). Direção de Paulo Moreli. Com Herson Capri, Giulia Gam, Camila Pitanga, Danton Mello, José de Abreu, Lima Duarte. A verdadeira história do Barão do Serro Azul, um homem que, durante a Revolução Federalista, pagou aos revolucionários Maragatos para que não destruíssem Curitiba.

Classificação: 12 anos

 Dia 28:

14h – O SAL DA TERRA (BR/PR, 2008, 90’). Direção de Eloi Pires Ferreira. Com Emilio de Mello, Edson Rocha, Enéas Lour, Luthero Almeida. No dia-a-dia da estrada, os personagens – o padre, os caminhoneiros Miguel e Romeu e um andarilho – têm suas histórias cruzadas ao longo das rodovias. A trama tem como fio condutor os rituais da Missa e da própria atividade estradeira, ambos praticados nos ambientes de convívio dos caminhoneiros. Os três protagonistas expõem, então, a sua vida cotidiana e as suas expectativas em arquétipos ancestrais preservados e mitificados nesses rituais.

Classificação: livre

Dia 29 :

14h – DOIS SACOS DE LIXO (2010, BR/PR – 60 min – documentário.). Direção de Yanco del Pino. Trechos de filmes são encontrados em sacos de lixo no canal 4. São recuperados, revelando momentos da vida de pessoas importantes da sociedade curitibana.

Classificação: livre

Dia 30:

14h – LANCE MAIOR (1968, BR/PR/SP – 100 min – ficção). Direção de Sylvio Back. Com Reginaldo Farias, Regina Duarte, Lota Moncada, Irene Stefania. Primeiro longa-metragem do diretor Sylvio Back. Foi realizado em Curitiba e lançado nacionalmente em 1968. A ação é centrada em personagens jovens, de camadas sociais diferentes, na Curitiba da época: a descoberta amorosa, a Universidade, as baladas, o emprego, a família, a luta pela sobrevivência.

Classificação: 12 anos

Ingresso: gratuito

Data(s): 26/03/2012 a 30/03/2012.

Horários: sempre às 14h

Espaço cultural: Cinemateca de Curitiba

27 mar 2012, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Jasson Goulart.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando