Em comemoração ao aniversário de Curitiba a Cinemateca apresenta uma mostra de filmes relacionados à cidade. Trata-se de uma sessão extra, às 14 horas, especialmente em comemoração aos 319 anos da existência da capital do Paraná.
Nesta mostra os curitibanos serão contemplados com produções locais. Serão exibidos importantes filmes realizados por diretores da cidade, além de filmes que retratam a cultura de Curitiba.
Entrada gratuita para todos os filmes do evento
Dia 26:
14h – BELARMINO E GABRIELA (2003, BR/PR – 85 min).Direção de Geraldo Pioli. Documentário sobre a dupla de músicos paranaenses. O circo é o principal pano de fundo para as histórias da dupla, porque foi nesse espaço cênico que começou sua carreira. Salvador Graciano e Júlia Alves (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela) são representados no filme por vários personagens e também pelos seus filhos Ivan e Rui, e pela neta Júlia. Participam ainda o grupo Viola Quebrada e o músico Marinho Galera.
Classificação: livre
Dia 27:
14h – O PREÇO DA PAZ (2003, BR/PR – 103 min – drama, cor). Direção de Paulo Moreli. Com Herson Capri, Giulia Gam, Camila Pitanga, Danton Mello, José de Abreu, Lima Duarte. A verdadeira história do Barão do Serro Azul, um homem que, durante a Revolução Federalista, pagou aos revolucionários Maragatos para que não destruíssem Curitiba.
Classificação: 12 anos
Dia 28:
14h – O SAL DA TERRA (BR/PR, 2008, 90’). Direção de Eloi Pires Ferreira. Com Emilio de Mello, Edson Rocha, Enéas Lour, Luthero Almeida. No dia-a-dia da estrada, os personagens – o padre, os caminhoneiros Miguel e Romeu e um andarilho – têm suas histórias cruzadas ao longo das rodovias. A trama tem como fio condutor os rituais da Missa e da própria atividade estradeira, ambos praticados nos ambientes de convívio dos caminhoneiros. Os três protagonistas expõem, então, a sua vida cotidiana e as suas expectativas em arquétipos ancestrais preservados e mitificados nesses rituais.
Classificação: livre
Dia 29 :
14h – DOIS SACOS DE LIXO (2010, BR/PR – 60 min – documentário.). Direção de Yanco del Pino. Trechos de filmes são encontrados em sacos de lixo no canal 4. São recuperados, revelando momentos da vida de pessoas importantes da sociedade curitibana.
Classificação: livre
Dia 30:
14h – LANCE MAIOR (1968, BR/PR/SP – 100 min – ficção). Direção de Sylvio Back. Com Reginaldo Farias, Regina Duarte, Lota Moncada, Irene Stefania. Primeiro longa-metragem do diretor Sylvio Back. Foi realizado em Curitiba e lançado nacionalmente em 1968. A ação é centrada em personagens jovens, de camadas sociais diferentes, na Curitiba da época: a descoberta amorosa, a Universidade, as baladas, o emprego, a família, a luta pela sobrevivência.
Classificação: 12 anos
Ingresso: gratuito
Data(s): 26/03/2012 a 30/03/2012.
Horários: sempre às 14h
Espaço cultural: Cinemateca de Curitiba