Mostra sobre fandango permanece até julho no MAE

A exposição “No Ritmo do Fandango” fica em cartaz até 15 de julho de 2012, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, região litorânea do Paraná. A mostra aborda o tema da construção dos instrumentos e da realização da tradicional festa do litoral sul brasileiro, expondo ferramentas, rabecas em diversas fases de confecção, tamancos, dentre outros utensílios que dão vida às danças e músicas desse universo de estilo de vida único.

O evento traz ao público objetos pertencentes ao acervo de Cultura Popular do museu, além de imagens do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, conhecido como “Macaxeira”, autor do livro “Fandango no Paraná: Olhares”. Há ainda três maquetes em papel machê da artista Giane Fischer, cedidas pelo Sesc de Paranaguá.

O Fandango é uma colorida festa de tradição do sul e sudeste brasileiro, originada em comunidades de trabalho rural, presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Inaugurado em 1962, é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Sua sede principal está localizada no Município de Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.

24 maio 2012, às 00h00.

No Ar

Mostrar próximo post
Carregando