NFTs de Freddie Mercury são leiloadas para instituição de caridade de luta contra Aids
LONDRES (Reuters) – Quatro obras de arte de tokens não-fungíveis (NFT) inspiradas no ex-vocalista da banda Queen Freddie Mercury estão sendo leiloadas para uma instituição de caridade para lembrar o que seria o 75º aniversário do cantor.
Três NFTs mostram o vocalista, e a quarta é um retrato surreal de um piano de cauda branco com uma coroa na banqueta cercado por um lago de peixes-dourados.
Os trabalhos dos artistas Blake Kathryn, Chad Knight, Mat Maitland e MBSJQ serão vendidos em um leilão cronometrado no mercado de arte digital SuperRare durante 75 horas a partir de 20 de setembro, informaram os organizadores.
A renda irá para o Mercury Phoenix Trust, uma instituição de caridade para pessoas com Aids fundada por Brian May e Roger Taylor, membros do Queen, e pelo empresário da banda, Jim Beach, em homenagem ao cantor.
O mercado de NFTs –critpomoedas que são registros de propriedade de um item digital, como uma imagem ou vídeo, baseados em blockchain– está em disparada, mas céticos alertam para uma bolha.
“Freddie Mercury deixou um recado criativo muito simples ao mundo ao morrer: ‘vocês podem fazer o que quiserem com meu trabalho, só não me tornem chato'”, disseram a SuperRare e o Mercury Phoenix Trust em um comunicado conjunto nesta quinta-feira.
Freddie, que estudou arte gráfica e design, teria feito 75 anos em 5 de setembro. Ele morreu de pneumonia decorrente da Aids em 1991.
(Por Marie-Louise Gumuchian)