Nem protesto dos caminhoneiros, nem greve dos professores, o assunto do momento nas redes sociais é a bruxaria do vestido azul e preto, ou melhor, branco e dourado. Não, é preto e azul, mesmo! E para você, que cor é este vestido?

A foto acima virou polêmica entre os internautas nesta quinta-feira (26), desde que foi postada em um Tumblr. Celebridades internacionais entraram na polêmica, como as irmãs Kardashian, Justin Bieber, Taylor Swift e até a ganhadora do Oscar de melhor atriz, Julianne Moore.

O problema? Algumas pessoas juram que o vestido é branco e dourado, outras batem o pé afirmando que é preto e azul, mas há também quem tenha enxergado a mesma foto do vestido nas duas variações de cores, ou vice-versa. Confuso? A gente explica.

A primeira pessoa a postar a foto na internet foi a cantora escocesa Caitlin McNeill, de 21 anos, que se apresentou em um casamento onde a mãe da noiva usava o tal vestido da discórdia. De acordo com a artista, as discordâncias sobre a cor do vestido começaram quando a mãe da noiva compartilhou pelo celular a foto do traje que pretendia usar no casamento com a filha. A noiva e o noivo entraram em conflito sobre a cor da roupa e postaram a foto no facebook. Diante do alvoroço na cerimônia, quando os convidados viam a foto no celular da noiva e depois constatavam a cor do vestido ao vivo, Caitlin resolveu compartilhar a imagem em seu Tumblr.

A cor real do vestido é preto e azul, mas neurologistas dizem que a explicação para a polêmica está na evolução da visão humana. “O cérebro humano interpreta as cores dependendo da sensibilidade à luz de cada pessoa. O sistema visual de cada um vê a imagem e o cérebro tenta compensar o viés cromático do eixo de luz do dia”, disse a neurocientista americana Bevil Conway, ao site de tecnologia “Wired” (em inglês).

Muita gente até levantou a teoria de que existem fotos de vestidos diferentes rolando na rede, mas o fato é mesmo científico. Na redação da RICTV um grupo de jornalistas se reuniu diante da mesma imagem no computador e a conclusão foi de que: o vestido é mal-assombrado ou o mundo é daltônico. A gerente de jornalismo avisou que vai chamar um neurologista e, na dúvida, um psiquiatra, para avaliar todos os funcionários.

A dona do vestido com ele no corpo

27 fev 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando