Ovo que bateu recorde no Instagram era ação sobre saúde mental
A imagem de um ovo que se tornou a foto mais curtida na história do Instagram era uma campanha de alerta sobre saúde mental.
A movimentação começou em janeiro deste ano, quando a conta @world_record_egg (Egg Gang) postou a foto de um ovo, a legenda tinha a seguinte explicação: que o objetivo da imagem era receber mais curtidas que a primeira foto de Kylie Jenner e sua filha; até então a imagem com mais likes na rede social (18 milhões). O pedido deu certo e a foto do ovo bateu o recorde, alcançando mais de 50 milhões de curtidas no total.
Depois de conquistar o feito o perfil passou a postar novas imagens em uma sequência do ovo quebrando a casca. Na última foto, postada na sexta-feira (01/02), o ovo aparecia como uma bola de futebol americano, enquanto a legenda afirmava: “A espera acabou, tudo será revelado no domingo, depois do Super Bowl. Assista antes, só no @hulu”.
Após a revelação do envolvimento do Hulu logo se concluiu que se tratava de uma série ou filme original do serviço de streaming, mas não era bem assim. A ação não era do Hulu, que foi apenas um parceiro de mídia, mas sim uma campanha sobre saúde mental.
O perfil publicou hoje um vídeo no qual o ovo se quebra alegando a pressão que sofreu da internet: “A pressão das redes sociais me afetou. Se você também estiver sofrendo, fale com alguém”.
A mensagem traz ainda o endereço do site www.talkingegg.info, no qual é possível encontrar uma lista de instituições que lidam com saúde mental em diferentes países.
A campanha foi criada pela agenciaThe & Partnership, que fica em Londres. Em entrevista ao The New York Times, o representante da agência diz que a intenção era testar se algo tão simples quanto um ovo pode ser mais popular que uma celebridade.