Playing for Change Day: veja as datas e como participar do festival gratuito
Música e solidariedade marcam a 10ª edição do Festival de Música Playing for Change Day, nos dias 24 e 25 de setembro, na praça Afonso Botelho — Praça do Atlético, em Curitiba. O festival é gratuito e oferece programação voltada para toda a família, é pet friendly e traz apresentação de bandas e artistas locais, espaço Kids e feirinha gastronômica nos dois dias do evento.
O Playing for Change Day teve início em 2011 e é um dia de celebração da música, promovendo apresentações artísticas e musicais em praças, parques, bares e escolas em diversos países, com o propósito de mostrar a importância da música como agente transformador da sociedade.
O evento tem como finalidade proporcionar que a comunidade tenha acesso a uma variada gama de atrações artísticas e culturais gratuitas, permitindo também que artistas locais e bandas regionais possam divulgar e compartilhar seus trabalhos com o público em geral, desenvolvendo e fomentando a produção cultural local.
O festival, promovido pela Oxigênio Eventos com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, reunirá músicos e bandas locais, com o intuito de arrecadar recursos para a manutenção do Instituto Playing for Change, uma instituição sem fins lucrativos, braço independente da Playing for Change Foundation, organização que conta com 16 programas educacionais/sociais atuando em 11 países ao redor do globo. Também haverá apresentações artísticas, realizadas pelas crianças atendidas pelo Instituto, durante os dois dias de programação.
O Instituto, que já atendeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, aposta na música, na cultura e na educação como agentes de transformação social para melhorar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. O objetivo é atingir a vida desses jovens para fazer com que eles possam crescer numa realidade menos injusta e desigual, tendo a arte como fonte de inspiração e aprendizado.
No Brasil, a sede do Instituto Playing For Change está localizada aqui em Curitiba no bairro Cajuru, juntamente com a Associação de Moradores – Moradias Cajuru. O Instituto foi criado em 2015, e atende mais de 120 crianças/adolescentes de 7 a 21 anos, que participam de oficinas culturais e artísticas, além do ensino da língua inglesa, em contraturno escolar. O projeto desenvolve um trabalho voltado à socialização e instrução das crianças e adolescentes, e busca fortalecer as relações entre a comunidade e as famílias atendidas, direta ou indiretamente, sempre dando importância ao desenvolvimento dela e fomentando a economia local.
A gestora do Instituto Playing for Change, Virginia Martins, explica que, nos quase sete anos de atuação, o projeto já ofereceu oficinas de musicalização, percussão, dança, canto, educação ambiental, maracatu, teatro, teatro musical, violão, capoeira, yoga, informática, inglês e iniciação ao mercado de trabalho entre outros eventos voltados diretamente à comunidade.
“A música e a educação artística possibilitam que essas pequenas mentes brilhantes se desenvolvam em harmonia, imersos em um ambiente que inspira paz, ritmo e aprendizado. E assim como toda boa ideia, essas crianças crescem com a consciência da sua comunidade, com disciplina e respeito ao próximo e a meio onde vivem. Mais que adultos, tornam-se cidadãos do bem, que sabem da sua importância na propagação dessa agenda positiva mundial. Cada uma dessas crianças e adolescentes é acompanhada individualmente, levando em consideração sua história, particularidades e despertando novos talentos”, explica Virgínia.
Serviço
9ª edição do Festival de música Playing for Change Day
- Data: dias 24 e 25 de setembro de 2022;
- Local: Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético)Horário:Sábado: 12h00 às 20h00;
- Domingo: 12h00 às 20h00.