Quarentena Cultural: iniciativa promove financiamento coletivo e lives com artistas
Uma maratona de shows e performances poderá ser apreciada gratuitamente por milhares de pessoas em suas casas, durante o período de isolamento social.
Diante da necessidade de se prevenir a propagação do novo coronavírus, vários profissionais da arte, foram altamente impactados, pois dependem diretamente do público para desempenhar suas funções. Pensando nisso, a Itupava 1299, Terraço Verde e Propulsão Local com apoio de parceiros, criaram a Quarentena Cultural.
A Quarentena Cultural é uma rede de apoio para enfrentar a quarentena através da cultura, bem estar, sustentabilidade, gastronomia e negócios locais. A mobilização conta com mais de 70 apresentações que serão transmitidas por lives no Instagram. A programação cultural online também conta com financiamento coletivo para dividir os fundos arrecadados entre os artistas.
Como explica João Paulo Mehl, co-idealizador do projeto, o propósito é criar um ambiente de solidariedade e a “Quarentena Cultural traz à tona a importância da arte na vida das pessoas. A força que a cultura tem na formação de nossas identidades. A beleza que torna os desafios mais agudos, um pouco mais leves”.
“os artistas de forma geral, dependem diretamente do encontro presencial com o público para realizar o seu trabalho. Esta classe de trabalhadores, que movimentam a economia do país com festivais, shows, espetáculos e que geram renda a milhares de profissionais, foi altamente impactada já no início da quarentena. Logo, esta iniciativa é para contribuirmos com profissionais da arte de Curitiba e criar um movimento que gere renda à eles. O público que normalmente vai à shows, bares, espetáculos e festivais, pode usufruir da performance destes artistas de forma onLine e contribuir como cidadão através do financiamento coletivo”, aponta Luana Godin, sócia proprietária da Effex Tecnologia e Criação e responsável pela curadoria da Quarentena Cultural
Apresentações ao vivo no Instagram
Cada live acontece no canal do Instagram do artista e dura em média 20 minutos. A programação iniciou dia 21 de março e encerra dia 21 de abril com apresentações artísticas, oficinas e palestras online e contemplará mais de setenta atrações.
Para entrar nesta rede colaborativa, basta apoiar por meio do site que está coletando as arrecadações online. Para saber mais, acompanhar a programação e as lives é só acessar o Instagram: @itupava1299.
Confira os artistas confirmados
- Michele Mabelle
- Cleo Cavalcantty
- Jay Ferreira
- Taciane Vieira
- Horrorosas Desprezíveis
- Rubia Divino
- Amanda Cortes
- Amira Massabki
- Nívea Maria
- Carolina Mascarenhas
- Ravi Brasileiro
- Cleydson Nascimento
- Cida Airam
- Luanne Cruz
- Marcel Malê Szymanski
- Raissa Fayet
- Janine Mathias
- Déborah Black
- Jô Nunes
- Bruna Luchesi
- Nathan Milléo Gualda
- Du Gomide
- Verônica Rodrigues
- Thais Rolim
- Kauê Persona
- Dani Valenzuela Revela Juana Profunda
- Bernardo Bravo
- Siamese
- Dowraiz
- Uhuru Selector
- Missg
- Rubia Romani
- Schë
- Carolina Meinerz
- Itaércio Rocha
- Thais Morel
- Amanda Leal
- Nave Drassa
- Rafolks
- Fábio Elias
- Rachel Autran
- Muv- Kátia Drumond & Ricardo Verocai
- Angela Soul
- Luana Godin
- Arthur Vog
- Caio Borges
- Imperador Sem Teto
- Lari Pulcherio
- Renato Ximú
- Giovani Caruso & Maria Paraguaya
- Biaflora
- Eugênio Fim
- Yan Lemos
- Kaluan
- Guilherme Muniz
- Eduardo Ramos
- Gilca Rigoti
- Flávia Sebas
- Felipe Brasil
- Anacrônica
- Vida Santos
- Ivin Makeup
- Estrela Leminski & Teo Ruiz
- Diego Perin
- Gaia Piá
- Rogéria Holtz
- Lepca
- Iria Braga
- Brinsan
- Mari Castro
- Seletor Chico
- Lakuanda Close
Serviço
- Programação completa: acesse o instagram – itupava1299
- Data: 21 de março à 21 de abril
- Apoie pelo Catarse