Relembre os 10 melhores memes de 2021
Se quanto mais difícil é o ano, melhores são os memes, 2021 provou que mesmo em meio à pandemia, instabilidades no governo, alta de preços e conflitos ainda sobra espaço para fazer piada. Em algumas delas, o próprio cenário do país foi protagonista da comédia online. Relembre 10 memes que movimentaram a internet ao longo dos últimos 12 meses:
E-mails da Pfizer
Em junho, enquanto países como Inglaterra e Israel se tornaram “vitrines” da imunização contra Covid-19 para o mundo, o Brasil estava atrasado mesmo já tendo uma vacina própria desenvolvida pelo Instituto Butantã.
Durante a CPI da Covid-19, o senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) revelou que o presidente Jair Bolsonaro ignorou 53 e-mails da farmacêutica Pfizer, número que chegou a 101. As mensagens propunham uma possível venda de imunizantes para o país.
Foi então que o humorista mineiro Rafael Chalub (@essemenino) divulgou uma esquete na qual interpreta a própria Pfizer, pronunciada como “Pfáizer” e tenta entrar em contato com Bolsonaro. Expressões como “tá passada?”, “vai responder não” e “beijinhos científicos” fizeram do vídeo um sucesso. Ao todo, até agora são mais de 21 milhões de visualizações e 1,8 milhões de curtidas.
Mó paz
Mesmo sem a intenção, o MC Poze do Rodo virou meme depois de compartilhar um vídeo aproveitando um dia de piscina. No registro ele diz: “Mó paz! Como é que ‘nós tá’? Tranquilão com a vida, graças a Deus. Vou ‘dá’ até um mergulho” .
A expressão “Mó paz” viralizou e foi reproduzida em outras imagens nas redes sociais, geralmente com frases que descrevem situações cotidianas, eventos históricos ou polêmicas atuais.
Round 6
A série coreana “Round 6” foi o maior lançamento da Netflix, com mais 111 milhões de espectadores desde sua estreia. Na trama, personagens se envolvem em uma disputa mortal em busca de um prêmio milionário.
Tamanha repercussão também refletiu em memes que fizeram uso de imagens, falas, músicas e “brincadeiras” presentes na ficção, principalmente a boneca assassina presente no primeiro episódio, em que protagonizou o jogo Batatinha Frita.
É de bom tom?
No fim de março deste ano, uma personagem peculiar surgiu nas redes sociais. Interpretada pela atriz Ilana Kaaplan, a decoradora de lives e consultora de etiqueta virtual Keila Mellmann viralizou com um vídeo repleto de dicas relacionadas ao comportamento considerado por ela como adequado durante a pandemia.
Uma série de conteúdos foi produzida em seguida, como forma de satirizar atitudes de pessoas ricas que preferiram ignorar o contexto pandêmico e compartilhar fotos de viagens, encontros e festas nas redes sociais. Entre as frases icônicas, uma ficou marcada e deu origem a novos memes: “Tu quer postar? Posta. É de bom-tom? Não”.
E fora do story?
“e fora dos stories você tá bem?”
— luscas (@luscas) August 17, 2021
pic.twitter.com/H6tQj3EkDc
Se você estava presente no Instagram em agosto de 2021, se deparou com essa pergunta. A ideia inicial da publicação feita pelo estudante Matheus Muniz, de 23 anos, em suas redes sociais era promover um espaço para conversa e desabafo entre seus seguidores.
Mas logo usuários usaram a pergunta como sátira, já que, naquele momento, no Brasil, seria quase impossível alguém estar bem. Mesmo assim, a piada foi um ponto de partida para debater questões importantes como autoestima, comparação, saúde mental, entre outros.
Ônibus Girl from Rio
A foto de divulgação de um dos lançamentos da cantora Anitta, o single Girl from Rio, rendeu releituras e montagens nas redes sociais. Divulgada em abril de 2021, a imagem que remete à estética do clipe traz Anitta em pé sobre uma cadeira azul de plástico em frente a um ônibus.
A partir daí, surgiram montagens de diferentes pessoas na mesma posição e cenário com diferentes montagens no letreiro do ônibus além de sátiras com a própria artista “atrapalhando” o trânsito em diferentes cidades.
Cringe
Uma verdadeira briga entre gerações dominou a internet ao longo do ano. A expressão cringe que, em inglês, significa “vergonha alheia” ou “vergonhoso” foi usada pela Geração Z (pessoas nascidas entre o fim dos anos 90 e início dos 2000) para definir características dos millennials, ou seja, quem nasceu entre o começo dos anos 80 e o fim dos anos 90.
Entre os hábitos e preferências considerados caretas estão tomar café, usar emojis, decorar unhas, assistir filmes da Disney, usar calça skinny, falar de boletos, etc.
Undererê
Fruto de Inês Brasil, uma das maiores protagonistas de memes no país, o hit Undererê chegou ao ranking viral do Spotify no dia 20 de agosto. A música foi trilha sonora para vídeos no Tik Tok e Instagram que mostravam situações constrangedoras ou de arrependimento.
No refrão, a letra “Me desculpe querer te bater, te humilhar/ Já parei pra pensar, é ciúmes, vem cá/ Para de blá, blá, blá, vamos nos mais amar/ De hoje em diante eu te amo e vem cá” fica completa com as palavras quase incompreensíveis cantadas pela artista.
Suave como um vulcão
Outra música se tornou o hit de vídeos engraçados nas redes sociais. Dessa vez, o single “Só o Amor”, de Preta Gil e Gloria Groove, lançado em 2019, ganhou uma versão alterada para retratar o estado de espírito brasileiro.
A letra “Suave como um vulcão/ Tranquila como um vulcão/ Se joga no vulcão. Não!” foi trilha de vídeos engraçados, trapalhadas, pequenos acidentes, entre outras situações. “Ela faz o destino dela”, frase que também compõe a música foi usada em legendas e tweets.
Meme do ônibus
Já quase no último mês do ano, mais um meme dominou as redes não só de brasileiros como de estrangeiros que gostaram da ideia. A imagem original foi criada pelo chargista Genildo Ronchi e mostra dois personagens em um ônibus. Enquanto um deles está triste olhando rochas no caminho, outro prefere apreciar uma vista ensolarada. O texto escolhido foi “Escolha o lado feliz da vida!”.
Isso bastou para que usuários das redes colocassem sua criatividade em prática para recriar a mesma ilustração para descrever situações cômicas (ou trágicas).