Segundo dia de desfiles das escolas do Rio de Janeiro destaca fábulas e historiografia
A Marquês de Sapucaí recebe a segunda noite de desfiles do grupo especial, nesta segunda-feira (20). Entre as escolas como Portela, Beija Flor e Vila Isabel, os temas serão histórias reais e imaginadas, com fábulas delirantes, historiografia e casos difíceis de acreditar. Os desfiles começam a partir das 22h.
A primeira escola a se apresentar será a Paraíso Tuiuti, com a curiosa chegada dos búfalos à Ilha de Marajó. A escola descreve as belezas naturais da ilha e também a arte e o folclore marajoaras, famosos internacionalmente. O enredo homenageia ainda o compositor Mestre Damasceno e o carimbó.
A maior campeão da história do carnaval, a Portela, irá contar a sua centenária história. Também azul e branca, a Vila Isabel vai falar das festas religiosas de diversas crenças, destacando não apenas a espiritualidade, mas a diversão que elas promovem.
A literatura de cordel é a grande inspiração da Imperatriz Leopoldinense para imaginar a chegada de Lampião à vida após a morte. A história fantástica é uma adaptação de cordéis de José Pacheco, Guaipuan Vieira, Rodolfo Coelho Cavalcante e Moreira de Acopiara.
A Beija-Flor vai entrar na avenida falando de eventos históricos reais, mas nem sempre lembrados. A escola de Nilópolis vai contar a “verdadeira independência do Brasil”, em 2 de julho de 1823, quando soldados brasileiros derrotaram tropas portuguesas que ainda estavam na Bahia, mesmo após o grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga.
Os desfiles do grupo especial terminam com uma homenagem da Viradouro a uma personagem pouco conhecida da história brasileira, Rosa Maria Egipcíaca, uma mulher africana nascida no Benin e escravizada no Brasil, onde viveu uma vida marcada também por visões, profecias e fé.
Confira o horário em que cada desfile começa:
- Paraíso do Tuiutí: 22h
- Portela: 23h
- Vila Isabel: 0h
- Imperatriz: 1h
- Beija-Flor: 2h
- Viradouro: 3h