Sonho Roteirizado
Tenho sonhado ultimamente, esse enquanto se dorme, o conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam durante o sono.
O sonho é uma experiência que possui diversos significados se for levado a um debate que envolva cultura, ciência e religião. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para a psicanálise, de acordo com Freud, os sonhos noturnos são gerados na busca pela realização de um desejo reprimido.
Recentemente foi descoberto que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, só não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
Vou falar sobre meu sonho mais recente, o dessa madrugada. Você já teve um sonho tão bem construído que ao acordar se questionou ser mais inteligente ou ao menos mais criativo dormindo?
O meu dessa madrugada foi assim, enquanto tomava café da manhã pensava para qual produtora enviar esse roteiro (brincadeira).
Sou bem mais da fantasia, mas esse sonho era um terror, vou dar uma prévia – em uma parada de ônibus, não era aquela com “G” que dominou todas as empresas de viação, pelo visto os sonhos estão livres do monopólio. Ao desligar do motor, um bando de pessoas mascaradas invadiam os ônibus bem ao estilo de Uma Noite de Crime, pessoas se esbarrando no corredor, saindo desesperadas pelas janelas.
Pensei que sonho se passava no início da minha vida, já que os ônibus de viagem atuais não abrem as janelas devido o ar-condicionado, mas percebi que era um mix do meu tempo já vivido, pois o Flash (Grant Gustin) da série, estava nele, como The Flash mesmo, não como o ator. O que me fez pensar agora transcrevendo, já que o Flash estava no sonho, pode ser uma viagem temporal, isso leva meu sonho para uma discussão religiosa ou cientifica?
Bem, de qualquer modo, espero que o Freud esteja errado, pois eu sempre sonho o que não quero passar ou ser, e se tudo que eu sonho for algo reprimido, eu sou um grande idiota. Sendo uma vontade reprimida, eu deviria sonhar comigo em volta de uma bela piscina com um drink na mão e com aquela cara, aquela de quem não tem que se preocupar com os boletos.
E o cenário perfeito é que é um sonho mesmo, pois é mais fácil encontrar com o Grant Gustin comprando pão na panificadora perto de casa do que o fim da desigualdade social – e pensa que doideira, com a igualdade social os mascarados invadindo os ônibus seria só um roteiro de filme mesmo.