Teatro e oficina de animação são atrações na próxima semana

Em Curitiba na próxima semana, o teatro de bonecos e as formas animadas ganham destaque na programação cultural da cidade. A companhia Tato Criação Cênica irá promover, de 13 a 16 de março, das 14 às 18 horas, a oficina “Em busca de uma dramaturgia física – Teatro de animação”. No final de semana, 17 e 18 de março (sábado e domingo), a companhia entra em cena com dois espetáculos. Nos dois dias, “E se…” terá início às 16 horas, e “Tropeço” será apresentado às 20 horas.

A oficina e os espetáculos são gratuitos e acontecem na Cia. dos Palhaços, no Alto da Rua XV. Todas as atividades integram o projeto “Geada no Cerrado”, contemplado no Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz, pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), em 2011.

 Tropeço

Tropeço” quer dar vida ao simples. Para, isso não são necessárias palavras, mas apenas a sonoridade do cotidiano verbalizada em onomatopeias. Na narrativa sobre a velhice, a linguagem se faz presente nos sons e nas ações das personagens.

Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos, cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas idosas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice, “Tropeço” retrata a solidão e as pequenas ações rotineiras das personagens. Para isso, cria um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade, com mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

E se…

O espetáculo “E se…” utiliza o bom humor e a fantasia para discutir os diversos caminhos que a vida oferece e refletir sobre a maneira como as escolhas e ações de cada indivíduo interferem no coletivo.

Os objetos crescem em cena e, incorporados às mãos, criam novos personagens, que, através de uma musicalidade marcante, contam, com delicadeza, histórias do cotidiano.

A rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros desses personagens. Esse ambiente é caracterizado por um painel de sombras, resultado de mais uma técnica do teatro de animação inserida na pesquisa da Tato Criação Cênica.

A pesquisa de manipulação evolui para personagens feitos a quatro mãos, ampliando as possibilidades de movimentação. As mãos também se transformam em vaca e caracol, colorindo o universo infantil.

A exploração de sons vocais ganha mais corpo, e alguns personagens recebem temas próprios, o que acaba por criar uma dramaturgia sonora, que acompanha e complementa a dramaturgia física.

Em busca de uma dramaturgia física

“Em Busca de uma Dramaturgia Física” é a oficina que compartilha e aprimora a pesquisa cênica desenvolvida nesses oito anos de grupo. Os participantes da oficina terão a possibilidade de experienciar o processo de preparação e construção de seus trabalhos. Trata-se, portanto, de uma oficina prática que proporciona um caminho de pesquisa na criação de formas animadas com o corpo, para a concepção de personagens, improvisação de cenas e criação de pequenos roteiros.

Tato Criação Cênica desenvolve uma linguagem de teatro de animação corporal, com a construção de dramaturgia própria, sem a utilização de palavras. A oficina tem como objetivo estabelecer uma troca sobre o caminho de pesquisa da companhia, passando pelo trabalho de consciência corporal, respiração, jogos teatrais, técnicas de mímica, experimentação vocal, treinamento com bastões,  experimentações sonoras, técnicas de manipulação e desenvolvimento de roteiros dentro de um processo colaborativo de criação.

Geada no cerrado

Contemplado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) com Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz 2011, o projeto “Geada no Cerrado – Intercâmbio Tato Criação Cênica PR/DF/GO” tem como objetivo a circulação da companhia. O projeto prevê a apresentação do repertório da Tato Criação Cênica  e a realização de oficinas nos estados do Paraná (Curitiba e litoral), Goiás (Goiânia e Pirenópolis) e Distrito Federal (Brasília e Gama).

Nas capitais serão oferecidas, gratuitamente, quatro apresentações – duas de cada espetáculo da companhia. Nas outras cidades, haverá uma apresentação de cada espetáculo. No total, serão 18 apresentações.

Por meio do projeto “Geada no Cerrado”, a companhia irá promover, ainda, duas oficinas com duração de 16 horas (em Curitiba e Gama-DF) e quatro workshops de três horas (em Goiânia, Pirenópolis, Brasília e litoral paranaense), sobre seu processo de criação. Além de fazer circular e dar visibilidade ao trabalho da Tato Criação Cênica, o projeto tem como objetivo o intercâmbio com outros grupos e também o incentivo à manutenção de espaços independentes.  

Tato Criação Cênica

Como afirmou um dos maiores poetas brasileiros, Vinicius de Moraes, “a vida é a arte do encontro”. Pois foi justamente o encontro entre dois artistas que deu origem à Tato Criação Cênica. Foi em 2004, na histórica cidade de Ouro Preto (MG), que Katiane Negrão e Dico Ferreira exercitaram a “arte do encontro”. Ela, licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e com uma vasta experiência na dança, expressão corporal e vocal. Ele, diretor teatral formado na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), com uma boa bagagem na mímica, no clown e no teatro de bonecos. Encontro de linguagens e de corpos. A partir de uma dramaturgia corporal, embebida na materialidade dos movimentos, foram criados dois espetáculos:“Tropeço” e “E Se…”.

No ano de 2006, a Tato Criação Cênica se estabelece em Curitiba, seguindo antigas trajetórias e perfazendo novos caminhos. A companhia soma, então, mais uma cabeça às suas ideias de criação colaborativa e, de 2007 a 2011, conta com as mãos de Luciana Falcon, produtora, estilista e importante parceira.

Nesses oito anos de estrada, desde sua estreia, a companhia já ultrapassou as 500 apresentações com o espetáculo “Tropeço”, e cumpriu uma agenda de mais de 200 apresentações com “E se…”. Foram mais de 20 festivais. Além do Distrito Federal e 22estados brasileiros, o trabalho da Tato Criação Cênica esteve presente em países como Argentina, Chile, Portugal, Espanha e França.

Premiações

Em 2006, “Tropeço” recebeu os prêmios de melhor direção, dramaturgia, iluminação e sonoplastia original no Festival de Teatro de Campo Mourão (PR). No ano seguinte, “Tropeço” foi escolhido como melhor espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte. Em 2008, a companhia participou novamente do Festival de Teatro de Campo Mourão, desta vez como convidada, e recebeu o prêmio Memória, com “E se…”. No mesmo ano, esse espetáculo recebeu prêmio de melhor pesquisa no teatro de animação pelo Festival de Teatro de Ponta Grossa.

Ainda em 2008, “Tropeço” conquistou o Troféu Gralha Azul, premiação do Centro Cultural Teatro Guaíra do Paraná, como melhor espetáculo do ano, além do Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia.

Em 2009, a Tato Criação Cênica recebeu o Troféu da FILA, organizado pelo blog Na Fila do FILO (Festival Internacional de Londrina). Durante o evento, o próprio público escolheu “Tropeço” como melhor espetáculo, na categoria geral, e “E se…” como o melhor espetáculo infantil.

A companhia já foi citada no livro “A possibilidade do novo teatro de animação”, de Henrique Sitchin (São Paulo, Edição do Autor, 2009) e também na Móin Móin Revista de Estudo sobre Formas Animadas (Ano 6, nº 7, 2010).

Serviço: Projeto “Geada no Cerrado” – Tato Criação Cênica

  •  Oficina “Em busca de uma dramaturgia física”

De 13 a 16 de março (terça a sexta-feira), das 14 às 18 horas.

Local: Cia dos Palhaços – Rua Amintas de Barros, 307.

Inscrições pelo e-mail: contato@tatocriacaocenica.com.br

  •  Espetáculo “E se…”

Dias 17 e 18 de março (sábado e domingo), às 16 horas.

Local: Cia dos Palhaços – Rua Amintas de Barros, 307.

Entrada franca. Idade: livre.

  •  Espetáculo “Tropeço”

Dias 17 e 18 de março (sábado e domingo), às 20 horas.

Local: Cia dos Palhaços – Rua Amintas de Barros, 307.

Entrada franca. Idade: a partir de 12 anos.

Os ingressos para os espetáculos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início.

 

 


 

11 mar 2012, às 00h00.

No Ar

Cidade Alerta Paraná

Tudo que acontece no Paraná e que afeta o seu o dia a dia, de segunda a sexta, com Paulo Gomes.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando