De forma inédita, Pato Bragado vai receber pavimento em concreto em ruas de loteamento

Publicado em 19 mar 2024, às 17h36.

A cidade de Pato Bragado viu acontecer uma mudança significativa em sua legislação municipal em relação à pavimentação de vias em loteamentos. Anteriormente, o município seguia uma lei que permitia apenas vias pavimentadas com asfalto a quente (CBUQ).

Contudo, a Lei Complementar nº. 71, de 12 de abril de 2018, abriu portas para a utilização de pavimentação em concreto. Essa alteração traz novas possibilidades e benefícios para os loteamentos da região, proporcionando maior durabilidade, resistência, qualidade e sustentabilidade. E o primeiro é o loteamento Poente, próximo ao campo do Cristal, que está com 50% de sua estrutura pronta. “Estamos na fase de execução das calçadas, em paver, e logo daremos início ao pavimento rígido”, disse o empresário Edemar Wollstein, um dos proprietários do loteamento.

O prefeito Leomar Rohden, o Mano, informa que “tivemos uma lei aprovada através do Conselho do Plano Diretor e com aprovação da Câmara de Vereadores, para que hoje, além do tradicional asfalto, o pavimento em concreto possa ser utilizado”.

Jair Marcelino, engenheiro civil do projeto, destaca que o loteamento Poente é o primeiro com essa inovação. A área total é de mais de 5.600m². “A escolha do pavimento rígido é devido a maior longevidade se comparado com o asfalto tradicional e principalmente pelas questões ambientais, como o aquecimento global”, explica.

Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, de Curitiba, e responsável pelo projeto executivo, lembra que “o incorporador Edemar estava numa apresentação que fiz ano passado na Associação dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu onde eu falava sobre pavimento de concreto. E ele se mostrou interessado em colocar pavimento de concreto num loteamento”.

Alex, que é especialista em pavimentação em concreto, mobilidade urbana e sustentabilidade, enumera algumas vantagens:

  • Maior durabilidade;
  • Conforto térmico;
  • Mais segurança viária e melhora na visibilidade noturna;
  • Baixa manutenção;
  • Resistência a produtos químicos e poluentes;
  • Estética diferenciada e moderna, e consequente valorização dos imóveis.

O lançamento do Poente deve ocorrer em abril de 2024.