Já pedalou nas ciclorrotas de Araucária? Saiba mais sobre o projeto!
As centenas de quilômetros de asfalto novo na região rural de Araucária provocaram curiosidade daqueles que não tinham o hábito de frequentar essas localidades, tanto quem já era do município, como públicos de outras cidades. Um destes públicos foram os ciclistas que passaram a pedalar nas vias pavimentadas da área rural do município, utilizando, inclusive, as ciclofaixas, que hoje estão presentes em diversos trechos das ruas da cidade.
O movimento em direção a criação do projeto Ciclorrotas foi se construindo naturalmente, principalmente pela participação massiva dos atletas de bike. Hoje, algumas das rotas já estão traçadas no aplicativo Strava – app que conecta milhões de corredores, ciclistas, caminhantes e outras pessoas ativas por meio dos esportes.
Uma das ciclorrotas é a Caminhos de Guajuvira, que soma cerca de 30km de extensão. Nela, o ciclista pode apreciar belas paisagens do campo, enquanto pedala por vias com asfalto de qualidade, bem iluminadas e devidamente sinalizadas. Além disso, neste caso, é possível visitar cerca de 25 atrativos turísticos que fazem parte da rota de turismo rural, com locais de alimentação (restaurantes, lanchonetes, café rural), capelas/igrejas históricas da região e espaços de artesanato e de venda de produção agrícola. Há outras ciclorrotas (conforme roteiros que estão sendo inseridos no Strava) que também contam com pontos turísticos cadastrados.
As ciclorrotas envolvem diversas secretarias que estão trabalhando para aperfeiçoar este projeto que já vem ganhando repercussão nacional. Uma delas é a Secretaria Municipal de Urbanismo, que, através do Departamento de Trânsito, vem executando ações para a segurança dos ciclistas e também dos caminhantes. As ciclorrotas contam com sinalização vertical e horizontal e também são fiscalizadas com radares de velocidade. No entanto, mais sinalizações relacionadas ao cicloturismo estão em elaboração pelas pastas que possuem ligação com o projeto, trazendo mais identificação e norteando quem circula por estas regiões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMOP), atualmente há 114km de asfalto novo na área rural de Araucária, isso significa diversas possibilidades de rotas, fora as já traçadas. Deste total, quase 34km contam com ciclofaixas.
Mais uma secretaria envolvida no projeto é a de Esporte e Lazer (SMEL), que frequentemente realiza eventos voltados aos ciclistas, como a tradicional Pedalada Noturna (sempre as quartas-feiras na área urbana) e outras diurnas, que muitas vezes são na área rural, em alusão a determinadas datas municipais, em datas festivas e eventos.
Além disso, vale lembrar que os ciclistas que desejam pedalar no período noturno, podem praticar o esporte tranquilamente pelas ciclorrotas, já que todas as vias asfaltadas (região urbana e rural) contam com iluminação em led. Todos estes fatores refletem o reconhecimento que o projeto tem recebido pela população local e, acima de tudo, os visitantes que cada vez mais frequentam Araucária.
Siga Ciclorrota Araucária no Strava: CLIQUE AQUI.