Bronzeamento natural: confira os benefícios e dicas de como fazer

por
Publicado em 26 out 2019, às 00h00. Atualizado em: 7 ago 2020 às 22h44.

O verão está chegando! Ter aquela pele bronzeada é o desejo de muita gente, mas para que fique dourada e saudável é preciso evitar a formação de manchas, queimaduras e o melanoma. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados na hora de se expor ao sol. Confira algumas dicas de como fazer bronzeado natural!

bronzeamento-natural
Dicas para o bronzeamento natural

Bronzeamento natural perfeito

Confira algumas dicas de produtos para bronzeamento natural, alimentos que ajudam e outras dicas para obter o bronzeado perfeito!

  • Alimentação rica em betacarotenos
  • Faça esfoliação na pele
  • Sempre use protetor solar
  • Hidrate sua pele
  • Use autobronzeador
  • Tome banho frio ou morno
  • Paciência e frequência

Benefícios do bronzeamento natural

Além das pessoas se sentirem mais bonitas bronzeadas, o bronze traz muitos benefícios, confira:

  • Estimula a absorção de vitamina D
  • Produz serotonina
  • Melhora a autoestima
  • Aumenta a libido
  • Relaxa
  • Diminui fungos e bactérias
  • Minimiza as dores musculares
  • Deixa a pele bronzeada

Confira algumas dicas na íntegra:

Estimule o organismo

Ingerir alimentos e complementos específicos estimula o organismo  a produzir melanina, como a cenoura, beterraba e o mamão. Eles são ricos em betacaroteno, o ideal é começar uns 30 dias de antecedência.

Aproveite o sol nos horários adequados

O horário recomendado para a exposição ao sol, haja ou não a intenção de se bronzear, é antes das 10h e depois da 16h. O bronzeamento não tem a ver com o tempo, mas com a capacidade de produção de melanina de cada um. Lembrando que isso vale para bronzeamento natural com fita ou biquíni!

Use filtro solar + bronzeador

Embora o mais recomendado seja o uso apenas do protetor solar, também é possível combinar o uso do bronzeador para acelerar o bronze. Caso você queira usar um bronzeador, converse com o seu médico dermatologista, só ele pode te indicar o que é melhor para o seu tipo de pele.

Faça hidratação pós sol

Uma boa hidratação após a exposição solar é muito importante para o processo de recuperação da pele. Mas também é a hidratação que influencia a duração do bronze.

O uso de hidratantes com substâncias calmantes como a aloe vera, evita que a pele descame, mas você também pode adotar banhos mornos ou frios, uma alimentação equilibrada e com carotenóides (cenoura) para ajudar a proteger e manter a cor adquirida.

Lembre-se: ter um bronzeado legal e seguro não é coisa de um ou dois dias de sol, a pele precisa de um tempo para atingir seu potencial.

Fotos de bronzeamento natural

Confira algumas imagens de bronzeamento natural para você se inspirar e correr atrás de conseguir o bronze perfeito!

bronzeamento natural fotos
Foto de bronzeamento natural (Foto: O chefão da notícia)
imagens bronzeamento natural
Imagens de bronzeamento natural (Foto: Taty’s Estetic Hair)

Proteção contra os raios UVA e UVB

Não é segredo para ninguém que a proteção contra os raios solares UVA e UVB é indispensável para prevenir males como o envelhecimento precoce da pele e até mesmo o câncer.

Por isso, mesmo com a intenção de dourar a pele, é fundamental aplicar o filtro solar. Este produto não impede o bronzeamento da pele, apenas torna esse processo mais lento, assim como realmente deve ser.

Não podemos deixar de citar a melanina, um composto responsável pela pigmentação da pele. Ela também é um fator de proteção solar natural que tem como efeito o bronzeamento natural da pele. No entanto, peles claras possuem menos melanina, por isso precisam de fatores mais altos de filtro solar.

Combinar proteção e bronzeamento é absolutamente possível. Compartilhe com seus amigos! ?