Pai se veste de herói e doa brinquedos para agradecer tratamento da filha com câncer
O gerente de vendas Evandro Noel doou 360 brinquedos para o Hospital Oncopediátrico Erastinho, em Curitiba, nesta sexta-feira (15). Foi a forma que encontrou para agradecer o tratamento de sua filha Manuela Noel, de 6 anos, que foi diagnosticada com um tipo raro de câncer (confira no final da matéria o protocolo de doações ao hospital).
O homem se veste de Homem Aranha para arrecadar os brinquedos desde 2021. A quantidade de brinquedos doados nesta sexta foi a mesma quantidade de dias que Manuela passou em tratamento em Curitiba.
Entenda a história
Em outubro de 2021, a filha de Evandro foi diagnosticada com um câncer raro na região do ombro, chamado de Sarcoma de Ewing. A família, que morava em Apucarana na época, foi para Londrina, no norte do Paraná, para iniciar o tratamento de Manuela.
Os exames para o diagnóstico começaram no Hospital do Câncer de Londrina e a família ficou surpresa com a forma que a menina foi tratada:
“A cada tratamento que ela fazia, ela recebia um brinquedo do hospital”,
diz o pai.
Após as doações, Evandro percebeu que os brinquedos tiravam tanto a dor de Manuela, quanto a da família toda.
Após um tempo em Londrina, a menina precisou ir ao Hospital Oncopediátrico Erastinho, em Curitiba, devido ao risco de amputação no braço. Segundo o pai de Manuela, desde o primeiro dia em que ela chegou na capital, entregaram brinquedos para ela.
“Eu tinha que fazer algo para agradecer a eles. Comprei uma fantasia de Homem-Aranha e sai nas ruas de Arapongas depois do trabalho ou no horário de almoço para arrecadar brinquedos pra levar pro hospital”,
afirma Evandro.
O gerente de vendas entrou no personagem: ele criou uma conta nas redes sociais chamada @homemaranhadobem, com o objetivo de juntar doações para entregar às crianças que estão no hospital e compartilhar sobre o trabalho voluntário.
Até o momento, foram mais de mil brinquedos doados em hospitais de Arapongas, Curitiba, Londrina e Apucarana. O homem está morando sozinho em Apucarana e vai de 15 em 15 dias para Curitiba ver a filha, que está com a família. As arrecadações são feitas em Arapongas, cidade onde Evandro trabalha.
“Eu queria ajudar outras crianças que estão passando por isso também”,
explica.
Em fevereiro deste ano, Manuela fez uma cirurgia e precisou tirar um osso da perna para transferir para o braço. A filha do gerente de vendas chegou ao final do tratamento do câncer nesta quinta-feira (14) e, no dia seguinte, o pai fez a entrega dos brinquedos.
Durante o tratamento, muitos moradores de Apucarana e Arapongas ajudaram. Na época, a família fez uma rifa para ajudar a pagar as despesas, e as arrecadações chegaram a R$ 40 mil.
Com as doações feitas e os dias em Curitiba chegando ao fim por causa da alta da filha, Evandro continua na missão do Homem-Aranha do Bem:
“Meu sonho é ajudar todas as crianças que estão no hospital em tratamento”,
relata.
Quer doar? Atenção ao protocolo!
Você sabia que doações não podem ser entregues diretamente aos pacientes do Complexo Erasto Gaertner? Devido à fragilidade imunológica dos pacientes, tudo deve passar primeiro por uma triagem e higienização, obedecem a um protocolo sanitário rígido, ainda mais por causa do novo coronavírus. E o Evandro, o Homem Aranha do Bem, seguiu exatamente esses passos.
As doações devem ser entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer, que é a responsável pela triagem e higienização. O endereço da Rede é Rua Doutor Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas, Curitiba. Os telefones para tirar dúvidas são (41) 3361-5135 / (41) 9 9266-4199.
Clique aqui e confira quais outros produtos podem ser doados aos hospitais do complexo Erasto Gaertner.