Epic Games foi banida da plataforma de desenvolvimento da App Store
Na semana passada a Epic Games entrou com um processo contra com a Apple e o Google, no episódio envolvendo a suspensão do game Fortnite nas lojas virtuais das duas empresas.
O caso já está na Justiça, a Epic acusa a Apple de monopólio, e, nesta segunda-feira (17), a Epic Games afirmou que foi banida definitivamente da App Store, que encerrou o acesso da empresa às plataformas de programação de aplicativos.
“A Apple removeu o Fortnite da App Store e informou a Epic que na sexta-feira, 28 de agosto, a Apple encerrará todas as nossas contas de desenvolvedor e cortará a Epic das ferramentas de desenvolvimento iOS e Mac. Estamos pedindo ao tribunal que pare com essa retaliação”, diz o tweet da conta oficial da companhia, que veio acompanhado de um link sobre os vários processos da Epic Games contra a Apple, em um total de 197 páginas.
Apple removed Fortnite from the App Store and has informed Epic that on Friday, August 28 Apple will terminate all our developer accounts and cut Epic off from iOS and Mac development tools. We are asking the court to stop this retaliation. Details here: https://t.co/3br1EHmyd8
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) August 17, 2020
Contudo, esse banimento não deve afetar a situação em que Fortnite está atualmente, pois a Epic Games possui seu próprio canal de distribuição do battle royale e isso deve causar um grande impacto na receita e no planejamento das companhias.
Isso porque a desenvolvedora tem os direitos sobre o motor gráfico Unreal Engine, que é amplamente usado em vários games, incluindo os que são produzidos para celulares. Além disso, a Epic Games produz apps utilitários para Macs.
Até o momento não para mensurar qual a extensão dessa medida da Apple e qual será o impacto nas duas companhias. Porém, está claro que essa briga está longe do seu fim.