Audiência pública debate revitalização em avenidas de Cascavel
O Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), no oeste do Paraná, promoveu na noite de quinta-feira (3) uma audiência pública para debater os estudos feitos pela para a revitalização das avenidas Carlos Gomes e Rocha Pombo.
Apesar da audiência ter sido realizada agora, o planejamento e discussão em torno da revitalização já vem acontecendo desde o início do ano passado.
Ao todo, foram realizadas 38 oficinas e discussões nos bairros, pesquisa de origem e destino, além de uma ampla reunião sobre a Avenida Carlos Gomes.
A empresa responsável pelo projeto apresentou o estudo realizado com as intervenções propostas para melhorar a mobilidade e modernizar a Carlos Gomes. Durante o estudo, foram ouvidas 8.400 pessoas.
De acordo com a empresa, a proposta para a Carlos Gomes foi pensada considerando o contexto geral da mobilidade na cidade de Cascavel. O projeto proposto prevê uma ciclovia na avenida, com o objetivo de trazer ainda mais atrativos para a população e beneficiar o comércio.
“Nós entendemos que o projeto deve contemplar o maior número de pessoas e modais de transporte, trazendo benefícios para a cidade como um todo. Considerando que, principalmente os comerciantes, não desejam a ciclovia na Avenida Carlos Gomes, fizemos a proposta de implantar a ciclovia na rua Alexandre de Gusmão, para que não houvesse nenhum prejuízo ao ciclista ou ao comércio, atendendo aos anseios da população”,
afirma o presidente do IPC, Tales Riedi Guilherme.
A empresa que irá realizar o projeto executivo da Carlos Gomes terá seis meses para entregar o trabalho. Depois disso, o Município de Cascavel irá abrir o processo de licitação. A previsão é de que as intervenções na avenida comecem no início de 2023.