Audiência pública discute medidas de curto prazo para o trânsito de Maringá nesta quinta
A Prefeitura de Maringá prepara o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), dentro do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O plano traz medidas a serem implementadas a curto prazo na cidade. A última oportunidade da comunidade participar e oferecer ideias será na audiência pública desta quinta-feira (26).
O secretário de Mobilidade, Gilberto Purpur, ressalta que as atividades do PlanMob são oportunidades dos moradores participarem do debate para ações que acontecerão próximas às suas moradias. “A participação popular é fundamental para a implantação das melhorias”.
A audiência pública está marcada para começar às 19h, no auditório Hélio Moreira, que fica na Prefeitura de Maringá. O PAIT é formado por seis tópicos: pedestres, ciclistas, transporte público, mais segurança no trânsito, redução de congestionamentos e humanizar a cidades.
Já o PlanMob traz ações a curto, médio e longo prazos, que serão feitas pelo poder público, empresas e população. Até então, são 28 programas de mobilidade com 153 ações. Entre elas, os investimentos público e privado estimados em R$ 1,4 bilhão até 2033. O plano também indica captações de recursos nos governos estadual e federal, bancos, empresas e parceiros.