Caminhões proibidos na Av. Colombo, mais radares e novo contorno: conheça propostas para o trânsito de Maringá
Depois de dois anos de elaboração, a Prefeitura de Maringá concluiu, na última semana, o primeiro Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da cidade. O documento lista 153 ações e prevê investimento de R$ 1,4 bilhão até 2033. Entre as ações que mais chamam a atenção no PlanMob estão a proibição do tráfego de caminhões na Avenida Colombo, a implantação de radares e a construção de um novo contorno na cidade.
Entre as principais propostas está a proibição da circulação de caminhões em algumas avenidas da cidade. Esta restrição pode ser feita com ou sem horários determinados e também em partes das avenidas ou em sua totalidade. A proibição proposta seria nas avenidas Colombo, 19 de Dezembro, Dr. Luiz Teixeira Mendes, Euclides da Cunha, Presidente Juscelino Kubitschek, Laguna e Tuiuti.
Outra medida apontada como fundamental pelo PlanMob é a construção de um novo Contorno Sul. De acordo com o documento, a Avenida Prefeito Sincler Sambatti, que atua como Contorno Sul, deve ser urbanizada, tendo em vista o crescimento da cidade e as características da via, que não comporta o trânsito pesado com segurança e conforto.
O plano prevê ainda a readequação de rotatórias, com uso de vias do entorno como apoio para receber parte do tráfego para desafogar o trânsito. A preocupação maior é com o grande fluxo na rotatória do Shopping Catuaí, que deve ter o problema reduzido com a implantação do novo Contorno Sul e sua integração com o Contorno Norte.
No total, 12 pontos da cidade, todos eles cruzamentos de vias importantes, são destacados no PlanMob e precisam receber intervenções mais significativas, como a construção de viadutos e passagens em desnível. Veja no mapa abaixo:
Radares
O PlanMob propõe a redução da velocidade máxima nas vias arteriais de 60 Km/h para 50 Km/h, e a redução da velocidade em algumas outras vias para até 30 Km/h. Para garantir o cumprimento das medidas, o documento aponta a instalação de radares em pelo menos 12 avenidas:
- Brasil
- Pedro Taques
- Dr. Alexandre Rasgulaeff
- Tuiuti
- Morangueira
- Franklin Delano Roosevelt
- Prefeito Sincler Sambatti
- Colombo
- Herval
- Duque de Caxias
- Paraná
- São Paulo
Está previsto também o desestímulo ao uso de veículos particulares em todo o centro de Maringá, com a ampliação da área do estacionamento rotativo, conhecido como EstaR. Há também a intenção de reduzir o número de vagas de estacionamento, utilizando o espaço para outros modais, como o transporte coletivo e as bicicletas. O PlanMob também propõe a implementação de pontos para abastecimento de carros elétricos.
Transporte coletivo
Entre as propostas para o transporte coletivo está a criação de corredores exclusivos de ônibus nas avenidas Colombo, Tuiuti e Mandacaru, complementando o corredor já existente na Avenida Morangueira.
Outra medida é a integração de linhas metropolitanas com as linhas urbanas, facilitando o transporte entre Maringá e as cidades da região, sobretudo para quem mora em outras cidades, mas trabalha na Cidade Canção. O PlanMob sugere ainda uma revisão completa do próximo edital de concessão do transporte coletivo.
Bicicletas
As bicicletas receberam atenção especial no PlanMob. Atualmente são 43 km de ciclovias na cidade, com planejamento para chegar a 57 km até 2024. O plano prevê integrar e triplicar a rota de ciclovias pela cidade, chegando a 150 km até 2033.
O plano propõe o fechamento de aberturas de canteiros para conversões à esquerda, que interrompem o fluxo de ciclovias. Este é um problema especialmente na Avenida Mandacaru.
O documento aponta a necessidade de estudar a viabilidade de construção de rotas cicloviárias distritais e intermunicipais, principalmente ligando Maringá a Mandaguaçu, passando pelo distrito de Iguatemi. Outras medidas importantes seriam implantar um sistema de compartilhamento de bicicletas convencionais e elétricas com fácil acesso para a população, além de criar bicicletários por toda a cidade.
Aprovação
O documento foi elaborado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Maringá através de licitação. O plano foi discutido em reuniões técnicas e também em três audiências públicas, abertas a toda a população.
Ele foi apresentado no início de julho, na primeira Conferência Municipal de Mobilidade de Maringá. Para se tornar efetivo, o PlanMob agora precisa ser votado e aprovado pela Câmara dos Vereadores, o que deve acontecer ainda neste ano.