Cancelas liberadas: motoristas já podem passar por pedágios do Paraná sem pagar

por Aline Cristina
com Bruna Melo
Publicado em 27 nov 2021, às 10h04. Atualizado às 12h52.

Um marco. Após mais de 20 anos com as cancelas funcionando, às 23:59 de sexta-feira (26) se encerraram os contratos com as concessionárias que administram os pedágios nas rodovias federais que fazem parte do Anel de Integração do Paraná (BR-153, BR-158, BR-277, BR-369, BR-373, BR-376 e BR-476).

A partir da 00:00 deste sábado as cancelas nestas rodovias foram liberadas e quem utiliza os trechos não precisa mais pagar pelo pedágio. O não pagamento da tarifa ficará livre até que um projeto seja apresentado e aconteça o leilão para novas concessionárias administrarem as rodovias no Paraná.

Na BR-277 alguns motoristas que trafegavam pela rodovia nas proximidades do encerramento do contrato pararam os veículos para que a concessão terminasse e pudesse assim, seguir viagem sem o pagamento da tarifa. Enquanto de um lado os motoristas aguardavam ansiosos, do outro, os trabalhadores das concessionárias trabalhavam para retirar os últimos equipamentos que estavam na praça.

A movimentação foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal, e não houve nenhum tumulto.

Arapongas

Às 0h deste sábado (27), as cancelas do pedágio de Arapongas, norte do Paraná, também foram abertas. O valor cobrado na praça pela Viapar era de R$11,70 para carros, R$ 5,90 para motos e R$ 10 por eixo de caminhão.
A movimentação na madrugada foi tranquila. Por volta das 23h45, funcionários retiraram os cones. Às 23h50, veículos já conseguiam atravessar sem desembolsar as tarifas. Os motoristas respeitaram a sinalização para que o trânsito seja direcionado para as pistas laterais.

(momento que todas as cancelas são fechadas em Arapongas. Créditos: Bruno Costa)

Jataizinho

Em Jataizinho, cidade com a tarifa mais cara do Brasil, o pedágio de responsabilidade da Econorte também foi liberado, às 0h deste sábado (27). Para carros, o preço para seguir caminho na BR-369 era de R$26,40, R$ 13,20 para motos e R$ 64,50 para caminhão com três eixos. Para se ter uma ideia, o custo poderia chegar a R$ 150,50, nos casos de caminhões com 7 eixos.

“Gastei uma quantia incalculável de dinheiro pagando a tarifa aqui”, disse o enfermeiro Fagner da Costa, para a AEN, que precisava fazer frequentemente o caminho entre Londrina e Cornélio Procópio, passando pelo pedágio de Jataizinho.

(Asfalto recapeado no pedágio de Jataizinho que cito no texto. Crédito: Eliandro Piva)

No local, da mesma forma, as cancelas centrais permanecem impedidas para que o tráfego seja concentrado nas laterais. A faixa da rodovia que continuará com trânsito foi recapeada. Estiveram presentes no local a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar, para organização.

Neste sábado às 23h59 deste sábado (27) os contratos dos lotes 4 (Caminhos do Paraná), 5 (Rodonorte) e 6 (Ecovia) se encerram, esses trechos passam a não ter cobrança apenas à zero hora de domingo (28).

Com o fim das concessões, todos os serviços serão encerrados pelas concessionárias, até mesmo de guincho, atendimento de urgência e emergência, como explica o diretor do grupo Ecorodovias Silvio Caldas.

“Todas as operações passam a ser responsabilidade do Governo do Estado. A Concessionária entende que fez investimentos que foram adequados para os usuários das rodovias do Paraná.”

Silvio Caldas – diretor do grupo Ecorodovias 

Para evitar a formação de filas, os veículos não vão mais passar pelas cancelas das pistas centrais dos pedágios, e sim pelas laterais — desviando da infraestrutura em si. As pistas nas quais ficam as cabines terão o tráfego bloqueado em ambos os sentidos

Reforço no atendimento

Os serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (Siate) foram reforçados para auxiliar no atendimento prioritário das rodovias federais e estaduais.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar contarão com mais 54 ambulâncias, sendo 16 destinadas ao Siate, operadas pelo Corpo de Bombeiros, e 38 do Samu.

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