Defesa Civil identifica outros 10 pontos de deslizamentos na BR-376 após tragédia
A Defesa Civil do Paraná revelou na manhã desta quarta-feira (30), durante uma coletiva de imprensa, que além do deslizamento que atingiu pelo menos 15 veículos no km 669, outros 10 pontos da BR-376 tiveram desmoronamentos. As intensas chuvas oferecem riscos de novos incidentes e geólogos avaliam diariamente o terreno.
- Leia também:
“Ontem (terça-feira) nossas equipes monitoraram 10 pontos de deslizamento, além do maior. Pequenos deslizamentos que estão ocorrendo e podem gerar uma situação de risco, por isso essas restrições e controle rigoroso em relação a circulação no local”, comentou Fernando, da Defesa Civil.
Com o perigo de novos acidentes, os profissionais que atuam no resgate de vítimas necessitam de cuidados extras. Até o momento foram localizados os corpos de dois caminhoneiros, ambos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A primeira vítima foi identificada como João Maria Pires, de 60 anos. A família do trabalhador é de São Francisco (SC) e o sepultamento será em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
As autoridades ainda informaram, que apesar dos riscos, os trabalhos são executados ininterruptamente. Durante o dia, profissionais do Corpo de Bombeiros atuam nos dois lados do deslizamento, e à noite, agentes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) realizam a atividade especializada.
Deslizamento na BR-376
O deslizamento aconteceu por volta de 19h desta segunda-feira (28) e atingiu cerca de 200 metros de ambas as pistas da BR-376, em Guaratuba, que já se encontravam com filas durante a tarde. As camadas de lama arrastaram ao menos 15 veículos para fora da pista, segundo informações preliminares.
A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada, sem previsão de liberação. Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais, km 635 da BR-376 (PR), na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101 (SC). A rota alternativa indicada para ligação entre os dois estados é via BR-470 e BR-116.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a Estrada da Graciosa (PR-410) também está interditada neste momento. Também está bloqueado o acesso ao Litoral pela BR-277 por conta de outro deslizamento.
Segundo o Simepar, choveu mais de 150 mm na Serra do Mar entre sábado e segunda-feira. Nas últimas 72h o acumulado já ultrapassou os 200 mm em alguns pontos da região litorânea.