Duplicação na PR-323 altera o tráfego de veículos no noroeste do PR
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informa que as obras de duplicação da PR-323 em Doutor Camargo, na região Noroeste, estão modificando novamente o tráfego de veículos no trecho a partir desta semana.
No primeiro segmento, na altura da Rua Pedro Jardim, e seguindo por cerca de 300 metros sentido Rio Ivaí, o tráfego foi deslocado para a pista nova, permitindo o avanço dos serviços de restauração da pista existente. No segundo segmento, do km 177 ao km 179, o fluxo de veículos será concentrado na pista antiga para realização dos serviços de ligação entre os trechos de asfalto novo da pista duplicada.
O DER-PR, responsável pela obra, permanece fiscalizando o seu andamento e garantindo que o trecho esteja com toda a sinalização necessária para orientar os condutores quanto a estas alterações.
Duplicação
Ao todo, são 6,3 quilômetros em obras, desde o km 174,2 em Doutor Camargo, até o km 180,5, a cerca de dois quilômetros do Rio Ivaí. A duplicação inclui uma nova pista com largura de 7,20 metros (duas faixas de rolamento de 3,60 metros, em sentido único), acostamentos externos e faixa de segurança interna.
A obra contempla, também, a execução de um novo viaduto na entrada de Doutor Camargo, substituindo o trevo atual. A interseção será do tipo diamante, com uma entrada e uma saída à direita da pista central, em ambos os sentidos da rodovia. Para isso, serão executadas vias marginais nos dois lados da PR-323, com pista de rolamento de 4,50 metros em sentido único, espaço para estacionamentos com 2,50 metros de largura, e passeios para os pedestres.
Investimentos
O investimento é de R$ 38,36 milhões e a obra já está 60% executada. Ela está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Também está sendo duplicado o trecho entre Paiçandu e Doutor Camargo, com os serviços concentrados no distrito de Água Boa; trecho entre Umuarama e o entroncamento com a PR-468, incluindo um novo viaduto no antigo trevo Gauchão; e implantadas 22,18 km de terceiras faixas em segmentos considerados críticos entre Iporã e Doutor Camargo.