Entidades reconhecem ações de Ratinho Junior na melhoria da infraestrutura turística do litoral
Um grupo de entidades de turismo, gastronomia e entretenimento reconheceu as ações e o compromisso do governador Ratinho Junior (PSD), com a melhoria da infraestrutura turística do litoral do Paraná. Desde 2019, a Feturismo, CNTur, Abrabar, Sindiprom, e outras lideram o movimento “SOMOS TODOS LITORAL: Sem infraestrutura não tem turismo – #salveolitoral”, para cobrar melhorias na região.
A manifestação veio no momento em que foi concluída, na quarta-feira (19), a etapa da dragagem de areia para a engorda da praia de Matinhos. A área de lazer foi alargada em até 100 metros numa extensão de 6,3 quilômetros do Canal da Avenida Paraná até o Balneário Flórida). A ação integra o projeto de recuperação da orla local, com investimento superior a R$ 314,9 milhões.
“O nosso litoral está se preparando para uma temporada histórica no verão 2022/2023 e a engorda da praia de Matinhos será o grande atrativo dos turistas”, comentou Fábio Aguayo, presidente da Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares (Feturismo), entidade filiada à Confederação Nacional do Turismo (CNTur).
“Só podemos parabenizar o governador por cumprir este compromisso, além de melhorar a infraestrutura viária da região”, ressaltou Aguayo. A conclusão da engorda estava prevista para novembro, de acordo com o cronograma do Instituto Água e Terra (IAT). Ao todo, foram depositados três milhões de metros cúbicos de areia, retirados do fundo do mar pela draga Galileo Galilei. O volume é equivalente a 220 mil caminhões.
Ponte e asfalto
Em outra frente, as entidades lembram que está andando a questão da ponte da baía de Guaratuba. “Já teve a licitação, ocorreram a desclassificação, mas tudo aquilo que cobramos no início do mandato do governador está se concretizando agora, depois de quatro anos”, ressaltou o presidente da Feturismo.
Na avaliação de Aguayo, foi de suma importância a reeleição do Ratinho Junior, para tocar este e outros projetos. “São ações de grande monta, que não se fazem da noite para o dia, devido as etapas ambientais que acaba atrasando o processo”, disse. A ponte, que vai unir Guaratuba e Matinhos, terá 1,2 quilômetro de extensão.
A estrutura, que vai substituir a travessia de ferry boat como é feita atualmente, é esperada há mais de 30 anos. Desde 1989, o projeto é citado por diversos governos, já fez inclusive parte da constituição do estado, mas nunca saiu do papel. O último adiamento da obra aconteceu em 2020, por questões ambientais.
De acordo com Aguayo, nas próximas etapas do movimento pró-infraestrutura turística do litoral será incluída a cobrança pela pavimentação asfáltica da estrada de Guaraqueçaba, “que sofre com o isolamento”. Em junho deste ano, o DER/PR concluiu a licitação para conservação da PR-405, ao custo de R$ 6,3 milhões. O asfalto nos 76 quilômetros da via é um antigo pleito e fundamental ao desenvolvimento do município.
*Com informação da Assessoria de Imprensa