Estrada é parcialmente interditada em Guaratuba por deslizamentos de terra
O trecho inicial da estrada do Morro Grande, em Guaratuba, no litoral do Paraná, está parcialmente interditado por causa de um deslizamento de terra que ocorreu no local, nesta sexta-feira (19). Conforme a Prefeitura de Guaratuba, o deslizamento ainda é consequência do ciclone extratropical que devastou a região no dia 10 de agosto.
O chefe de gabinete da Defesa Civil Estadual, o Capitão Marcos Vidal, orientou a prefeitura a fazer a liberação do tráfego desde que haja monitoramento no local, já que há risco de novos deslizamentos. A Prefeitura pede total atenção dos motoristas e pedestres no trecho. O trânsito está em meia pista, sinalizado por cones.
O município também destaca que esta não é a primeira vez que ocorrem deslizamentos na mesma área e que desde o início de 2021 o órgão tem tomado as providências de sinalização e elaborado projetos básicos para autorização ambiental junto ao Instituto Água e Terra (IAT), para intervenção de obras, pois existe a possibilidade de interrupção do acesso.
Há ainda a possibilidade de desvio por uma rota alternativa: uma estrada antiga que fazia a ligação entre as comunidades e a rodovia, mas que passa dentro da área do parque estadual Boguaçu e, devido a isso, tem dificuldade de liberação, segundo a Prefeitura.
“Existem 1.200 moradores nas comunidades dessa região, que tem atualmente esta única via de acesso, e que estão sob risco de ficarem isolados. Portanto, o município tem priorizado a atenção no local e conta com o apoio dos órgãos estaduais para solucionar o problema o mais rápido possível, para a segurança das vidas que ali transitam”,
afirma a prefeitura de Guaratuba.