Faixa de pedestre que viralizou nas redes é irregular, diz Senatran

Publicado em 4 abr 2024, às 14h04. Atualizado em: 19 abr 2024 às 09h27.
POST 2 DE 3

A cidade de Apucarana, no norte do Paraná, ganhou uma nova faixa de pedestre no final do mês passado. A pintura da sinalização de trânsito foi na Rua Ponta Grossa, uma das principais vias do município, e chamou a atenção das redes sociais. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), porém, o modelo seria irregular. 

A pintura da faixa de pedestre faz parte de um projeto de remodelação. A Prefeitura de Apucarana destacou que o objetivo é transformar a rua em um “shopping a céu aberto”. Contudo, após um questionamento do portal TNOnline, a Senatran teria informado que a falta de clareza da nova sinalização seria motivo para a irregularidade.

Carlos Mendes, superintendente do  Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) e autoridade municipal de Trânsito, garantiu que a sinalização é permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante a divulgação da nova faixa de pedestre, ele esclareceu que a pintura em todo o cruzamento é para maior visualização.

Nota sobre a faixa de pedestre

A Superintendência de Trânsito da Prefeitura de Apucarana, ligada ao Idepplan, informou que até o momento não recebeu manifestação oficial por parte da Senatran sobre a nova faixa de pedestre da Rua Ponta Grossa. Caso haja alguma notificação, o município fará a sua justificativa técnica sobre a nova sinalização na via, baseado no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui