Motoristas fazem fila pouco antes da meia-noite para esperar fim do pedágio em Mandaguari

por Renan Vallim
com informações do repórter Ricardo Freitas / RIC Record TV Maringá
Publicado em 27 nov 2021, às 11h48.

Minutos antes da meia-noite de sexta para sábado (26 e 27), vários motoristas que passavam pela praça de pedágio de Mandaguari, na BR-376, atrasaram um pouco as suas viagens. Eles queriam passar sem pagar a tarifa, que deixou de ser cobrada com a virada do dia.

Uma pequena fila chegou a se formar nas imediações da praça de pedágio, mas rapidamente ela foi dispersada com a abertura das cancelas. O fim do pedágio foi acompanhado por prefeitos da região e também deputados, além de alguns moradores próximos. A Polícia Militar também foi até o local para garantir a segurança.

Uma das últimas medidas realizadas pela concessionária Viapar no local foi a sinalização do local. É porque, por medida de segurança, os veículos vão passar pela lateral da praça de pedágio.

Sinalização é feita às pressas pouco antes do fim das concessões (Foto: Reprodução / RIC Record TV)

As concessões de pedágio do Paraná, que foram implantadas em 1997, chegaram ao fim neste fim de semana. As cancelas foram liberadas nas estradas do estado até que o novo modelo seja adotado, após a realização dos leilões.

A partir deste sábado, ficam desativadas as praças das concessionárias Viapar, Econorte e Ecocataratas. O restante das concessionárias (RodoNorte, EcoVia e Caminhos do Paraná) saem de cena no dia seguinte.

Motoristas agora passam pela lateral da praça de pedágio (Foto: Reprodução / RIC Record TV)

Com o fim do pedágio, a manutenção das rodovias federais passa a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Já as estradas estaduais ficam por conta do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).

Os motoristas não contam mais com os serviços de socorro das concessionarias. A previsão é de que as novas concessões (e, consequentemente, o retorno do pedágio) sejam aprovadas em 2022.

Políticos e moradores acompanharam a desativação da praça de pedágio (Foto: Reprodução / RIC Record TV)