Pedágio PR: A briga política por trás do impasse das estradas

por Erick Mota
Com informações de Camila Andrade
Publicado em 8 mar 2023, às 15h45. Atualizado às 16h53.
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Desde o fim do contrato de licitação das rodovias do Paraná, em 2021, o governo do estado tem tentado emplacar um modelo de concessão que prioriza obras para o próximo pregão. O assunto tem encontrado resistência no grupo político da deputada Gleisi Hoffmann (PT), que localmente é representado pelo presidente do PT-PR Arilson Chiorato, que defende um modelo de pedágio que priorize a tarifa baixa.

Já no final de 2022 o governador Ratinho Junior (PSD) conseguiu grandes avanços junto ao governo federal, que na época era chefiado por Jair Bolsonaro (PL). Mas diante da vitória de Lula (PT) nas eleições do último ano, o grupo do PT ganhou força e conseguiu frear a licitação dos lotes 1 e 2, que já estava prestes a ir para pregão.

Enquanto os políticos brigam, parte da BR-277 cedeu.