Ponte da Integração recebe última peça da obra que liga Brasil e Paraguai
Nesta quarta-feira (17), a Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai recebeu a última peça que une os dois lados da obra. A peça de aço puro tem 5,70 metros de comprimento, 18 metros e meio de largura e pesa cerca de 28 toneladas. A nova ponte ligará Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, à cidade de Presidente Franco, no Paraguai.
De acordo com o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Marcos Vinicius, a obra ainda precisa passar por mais algumas etapas antes da liberação para tráfego.
“Além da peça metálica, nós vamos carregar ela [ponte] com as lajes que são pré-prontas. Depois tem a parte de concreto e então são feitos os acabamentos que são o guarda-corpo, a iluminação, a drenagem e o pavimento. Só aí é que será liberado”,
afirma o engenheiro.
A previsão é de que em dezembro o movimento de veículos e pedestres seja liberado.
Perimetral Leste
Outra obra que ocorre nas proximidades é a da Perimetral Leste, principal ligação entre a ponte de integração e a BR-277. Apenas 16% do trabalho foi concluído.
A aduana, responsável pela fiscalização de entrada e saída de mercadorias na fronteira, ainda não iniciou a construção. A proposta, feita em comum acordo entre o governo e a Receita Federal, é a de utilizar a aduana brasileira na fronteira com a Argentina, com o objetivo de realizar o controle de entrada e saída do país.
Tanto a ponte de integração quanto a perimetral leste são obras realizadas pelo Governo do Estado, e financiadas pela Itaipu Binacional na ordem de R$ 465 milhões.