Prefeitura de Maringá inicia reformas da histórica praça Napoleão Moreira da Silva
A Prefeitura de Maringá começou nesta quarta-feira (15) a modernização da praça Napoleão Moreira da Silva, no centro da cidade. Tradicional referência dos maringaenses, a praça ganhará aspectos modernos, mantendo características históricas. A elaboração do projeto contou com participação do Patrimônio Histórico, da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Planejamento e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM).
“É uma praça muito importante para Maringá”, comenta o historiador do Patrimônio Histórico da Prefeitura, João Laércio Lopes Leal. “Com a revitalização, ela ganha um novo papel no desenvolvimento maringaense”.
O fiscal da Secretaria de Obras Públicas (Semop), Rodrigo Leonardo Machado, informa que, após a instalação de tapumes ao redor da praça, haverá remoção do piso, luminárias, da Academia da Terceira Idade, entre outros equipamentos. Na sequência, o espaço ganhará novas instalações. A empresa Proec Engenharia fará a revitalização numa área de 13,5 mil m² com custo de R$ 3,7 milhões. A previsão de entrega é agosto de 2022.
O projeto prevê a manutenção do busto em homenagem ao vereador e empresário Napoleão Moreira da Silva, dos bancos de cimento e do platô (área elevada no centro da praça), que receberão benfeitorias. As palmeiras do platô também permanecerão.
História
A praça Napoleão Moreira da Silva foi criada no final da década de 1940. Porém, somente em 1962 foi urbanizada, com projeto do arquiteto José Augusto Bellucci, que assina outros pontos de Maringá, com a Catedral Nossa Senhora da Glória.
A praça já abrigou a segunda rodoviária da cidade, o Bosque das Essências, ponto de carroceiros, terminal do transporte coletivo, manifestações políticas e religiosas e já recebeu a Casa do Papai Noel, entre outros. É um tradicional ponto de encontro de idosos.