Ruas do Bairro Novo do Caximba, em Curitiba, começam a receber pavimentação

Os moradores do Caximba aguardavam há anos essa pavimentação, em especial por haver diversos pontos de alagamentos no bairro

por Jessica de Holanda
com supervisão de Erick Mota
Publicado em 4 jul 2024, às 16h59.

Da terra ao concreto, as ruas do Bairro Novo do Caximba, em Curitiba, começaram a receber pavimentação em concreto.

As obras do caximba já pedidas há muito tempo pelos moradores
Parte inicial das obras de pavimentação em concreto no Caximba (Foto: Alex Maschio)

Há anos a região aguardava por melhorias estruturais, e agora, toneladas de concreto foram colocadas nas vias para tráfego leve de veículos. A ação deve melhorar a mobilidade urbana e o cotidiano dos moradores.

A obra é uma iniciativa da prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com supervisão do Instituto Ruas. “É uma obra ícone que estamos acompanhando desde seu início. Vai fazer uma transformação na região”, analisa o engenheiro civil e diretor do Ruas, Alex Maschio.

Leia mais:

De acordo com informações da organização, a escolha da prefeitura pelo concreto reflete uma tendência mundial de buscar soluções duradouras e sustentáveis para o planejamento urbano das cidades

Mauro Magnabosco, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e coordenador do projeto, explica que o Bairro Novo do Caximba era uma área de invasão de pessoas entre os rios Barigui e Iguaçu.

“O ponto mais sensível do local era os constantes alagamentos. A prefeitura entendeu que era preciso criar um projeto de recuperação e optou pelo pavimento em concreto em virtude das características de sustentabilidade. Definimos pelo pavimento em concreto [convencional e permeável] devido à sua capacidade de absorção das águas da chuva e do retardamento dessa água até chegar no Rio Barigui no caso de fortes chuvas. A ideia é replicar [o projeto] em outros bairros de Curitiba”, afirma Mauro Magnabosco.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!