Sanepar reforça estrutura de abastecimento no Litoral do Paraná

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 30 dez 2022, às 14h48.

Com aumento da equipe de profissionais e da estrutura de reservação e distribuição de água e também do serviço de esgotamento sanitário, a Sanepar reforçou o atendimento no Litoral do Paraná nesta última semana do ano.

Leia também:

A Companhia refez as redes de água e de esgoto na orla de Matinhos, após a obra de revitalização e engorda da faixa de areia, para atender aos quiosques e arenas instalados na Praia Brava e na Praia Central.

O objetivo dessas medidas é atender ao crescimento da demanda, que deve atingir o pico na passagem do Ano-Novo, quando o consumo diário passa dos 32 milhões de litros para cerca de 82 milhões de litros.

Desde segunda-feira (26) estão disponíveis 15 caminhões-pipa que podem injetar água tratada em pontos da rede de distribuição de Matinhos, Pontal e Guaratuba. Também já estão em operação seis reservatórios modulares extras, com capacidade de 70 mil litros de água cada, que ampliam para 23,2 milhões de litros o volume de água armazenado durante a temporada. Essas unidades foram instaladas em áreas estratégicas de Matinhos, nos Balneários Albatroz, Costa Azul e Saint Etienne; e de Pontal do Paraná, nos Balneários Porto Fino/Primavera, Shangri-lá e Pontal do Sul.

Outras ações melhoram a eficiência e o controle das unidades de captação, produção e distribuição da água. Foram instalados, por exemplo, 50 pontos de telemetria na rede que permitem checar em tempo real a pressão na distribuição, antecipando o diagnóstico e a resolução de problemas no abastecimento.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.